A apresentação integrou uma homenagem à trajetória do maestro e à Bienal do Mercosul.
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresentou, na última sexta-feira (5), o concerto Latinidades, sob regência de Arthur Barbosa e com solo do violinista Alejandro Drago. A noite marcou a estreia mundial da obra Suíte Caribe, composta por Barbosa. A apresentação integrou uma homenagem à trajetória do maestro e à Bienal do Mercosul.
O programa incluiu ainda Danzón nº2, de Arturo Márquez; Concerto para Violino e Orquestra, também de Barbosa; e Pot-pourri de Mambos, de Pérez Prado. Ao final do concerto, Drago executou como bis a peça Fantasia sobre o tema de La Cumparsita, de sua autoria em parceria com Mattos Rodrigues.
A apresentação contou com a participação de músicos da OSPA, alunos da Escola da OSPA e integrantes da OSPA Jovem, também sob a regência de Barbosa.
Antes do concerto, a Sala de Recitais recebeu a palestra “Notas de Concerto”, ministrada pelo músico Murilo Alves. A atividade abordou as influências culturais nas obras do programa e as referências à cultura popular nos mambos de Pérez Prado.
O encerramento do concerto teve a participação da plateia, convidada pelo maestro a dançar junto à orquestra.