Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Regente do Coro Sinfônico

Retrato em plano médio de Diego Schuck Biasibetti. Ele usa óculos com armação fina e veste um terno preto formal, camisa branca e gravata preta. O maestro está sentado, olhando diretamente para a câmera com uma expressão séria e focada, enquanto segura uma batuta branca na mão direita. O fundo é uma parede de textura cinza escuro.
Diego Schuck Biasibetti - Foto: Vitor Ceolin

Diego Schuck Biasibetti

É formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen – Alemanha) em Violoncelo Barroco, com a profª Viola de Hoog, e em Viola da Gamba, com a Profª Hille Perl. É também graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Prof. Dr. Joceley Bohrer.

Foi violoncelista solista nas extintas Orquestra Unisinos-Anchieta e Orquestra Sinfônica da UCS. Gravou quatro CDs como violoncelista na orquestra do 18º, 19º, 20º e 21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, sob direção de Luis Otávio dos Santos.

Na regência, atuou frente às orquestras OSUCS, Unisinos, OSPA e Camerata Antiqua de Curitiba. Foi ainda maestro do projeto Ópera na UFRFGS tendo dirigido as óperas "Dido e Enéias" de Purcell, "L’Orfeo" de Monteverdi, "A Bela e Fiel Ariadne" de Conradi e a montagem cênico-musical "Missa do Orfanato" de Mozart.

Seu gosto por trabalhos manuais o levou à arte da luteria. Há alguns anos, vem desenvolvendo com  o seu pai, Demétrio Biasibetti, cordas de tripa para instrumentos de música antiga.

Atualmente, é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, regente do Coro Sinfônico da OSPA, integrante do Bach Brasil Ensemble e maestro do Porto Alegre Consort, onde desenvolve intensa atividade na montagem de obras vocais do período barroco.
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre