Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Recital gratuito na Casa da OSPA dá destaque a Piazzolla, Bernstein e outros nomes do século XX (21/08)

Publicação:

Músicos da OSPA e convidados apresentam-se em duplas com repertório para flauta, violão, clarinete e piano

O próximo recital da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), une duas apresentações em uma programação única, homenageando compositores com estilos notavelmente distintos, apesar de contemporâneos. No domingo, dia 21 de agosto, às 18h, a Sala de Recitais da Casa da OSPA recebe a dupla Diego Grendene (clarinete) e Olinda Allessandrini (piano), que interpretam sonatas de Leonard Bernstein e Carlos Guastavino. Já o violonista Thiago Colombo se junta ao flautista Leonardo Winter para apresentar uma obra autoral, um tango de Astor Piazzolla e uma faixa de Diego Maximo Pujol, fortemente inspirada no folclore argentino.

Solista com a OSPA pela última vez em 2021, no espetáculo “Saint-Saëns, Soro e Martin?”, Olinda Allessandrini retorna à OSPA para tocar ao lado de seu amigo de longa data, Diego Grendene. O duo já realizou diversas apresentações em formações camerísticas e como solistas de orquestras, além de ter desenvolvido um projeto de gravação de peças para clarinete e piano no Youtube. Entre as obras publicadas no canal está a “Sonata para Clarinete e Piano”, de Carlos Guastavino (1912 - 2000), que abre o recital. Sobre o compositor argentino, Olinda comenta: “Apesar de ter nascido no Século XX, Guastavino não se aliava às novas frentes de composição, preferindo o estilo do romantismo tardio”.

Lançada em 1942 pelo então jovem Leonard Bernstein (1918 - 1990), a “Sonata para Clarinete e Piano” é uma das obras mais interpretadas para essa combinação de instrumentos. “A sonata tem dois movimentos interligados. O primeiro tem caráter lírico e sonhador. O segundo tem ritmo sincopado, e cativa pelo caráter latino, atraindo o ouvinte pela exótica aparição dos compassos de cinco tempos”, ressalta o clarinetista Diego Grendene.

Solista com a OSPA em 2021, no espetáculo “Piazzolla 100”, Thiago Colombo (violão) reencontra o público da orquestra neste recital, interpretando obras para flauta e violão ao lado de Leonardo Winter (flauta), integrante da sinfônica há mais de 30 anos. O repertório inclui Astor Piazzolla (1921 - 1992), com “História do Tango, para Flauta e Violão”, e Diego Maximo Pujol (1957 -), com “Suíte Buenos Aires, para Flauta e Violão”. A homenagem a esses dois compositores argentinos se dá um dia após o “Festival OSPA pelo Mundo - Argentina”, complementando um final de semana repleto de encontros culturais com o país vizinho. O duo ainda apresenta “Canção e Dança, para Flauta e Violão”, obra autoral do violonista Thiago Colombo.

Sobre o duo Leonardo Winter e Thiago Colombo

Leonardo Winter é músico da OSPA desde 1990, conciliando a atividade com intensa atuação como solista, camerista e professor. Atualmente, leciona flauta transversal no Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (Mestrado e Doutorado). Apresenta-se ao lado do violonista Thiago Colombo, bacharel e mestre em música pela UFRGS e doutor pela Universidade Federal da Bahia. Thiago tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música no Brasil e internacionalmente. Atualmente, é músico e professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Sobre o duo Diego Grendene e Olinda Allessandrini

Diego Grendene é clarinetista da OSPA e diretor do Conservatório Pablo Komlós - Escola de Música da OSPA. Graduado em música pela UFRGS e mestre pela UFRJ, tem atuado como solista com a OSPA e outras orquestras, participado de gravações de CDs e trilhas sonoras de filmes. Neste recital, junta-se a Olinda Allessandrini, uma das mais destacadas pianistas do Rio Grande do Sul. Desde os 18 anos, Olinda apresenta-se frequentemente como solista junto à OSPA em repertórios que vão do barroco ao contemporâneo. A musicista já gravou um DVD, 11 CDs solo e 13 CDs como pianista convidada, e sua dedicação à produção musical no Brasil e nas Américas a proporcionou vários prêmios de destaque na área cultural.

Série Música de Câmara 2022

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a nona edição na Temporada 2022.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)

 Recital da Série Música de Câmara
Quando: domingo, 21 de agosto de 2022, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida.
Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

PROGRAMA

Duo Leonardo Winter e Thiago Colombo

Pujol, Maximo Diego | Suíte Buenos Aires, para Flauta e Violão
I. Pompeya
II. Palermo

Piazzolla, Astor | História do Tango, para Flauta e Violão
II. Café 1930
III. Night Club 1960

Colombo, Thiago | Canção e Dança, para Flauta e Violão

Duo Diego Grendene e Olinda Allessandrini

Bernstein, Leonard | Sonata para Clarinete e Piano
I. Grazioso
II. Andantino - Vivace e leggiero

Guastavino, Carlos | Sonata para Clarinete e Piano
I. Allegro deciso
II. Andante
III. Rondo – Allegro spirituoso

Apresentação: 

Duo Leonardo Winter (flauta) e Thiago Colombo (violão)
Duo Diego Grendene (clarinete) e Olinda Allessandrini (piano)
Direção Artística: Evandro Matté 

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás. 
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. PRONAC: 192458.

Acompanhe a OSPA:
instagram.com/ospabr

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre