Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Recital da Ospa no MARGS destaca obras de Gnattali e Villa-Lobos

Publicação:

Crédito: Marília Lima
Quartetos de cordas escritos pelos dois compositores serão interpretados por músicos da orquestra e convidados na Pinacoteca do Museu. É no dia 8 de dezembro, sábado, 17h com entrada franca
Quartetos de cordas escritos por Radamés Gnattali e Heitor Villa-Lobos compõem o programa do próximo recital da Série Música de Câmara. Parceria da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) com o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS), a iniciativa promove seu último evento do ano no dia 8 de dezembro, sábado, às 17h. O grupo é formado por Geovane Marquetti (violino), Robert Cruz (violino), Gabriel Polycarpo (viola) e Murilo Alves (violoncelo), músicos atuantes junto à Ospa, apresenta-se em meio à mostra “Obra Desintegrada” ? exposição coletiva, com curadoria de Mélodi Ferrari, em cartaz na Pinacoteca do museu. A entrada é franca.
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à sinfônica e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações.
O Museu de Arte do RS Ado Malagoli é parceiro da orquestra na realização da iniciativa.
O programa
O recital começa com “Valsa”, de Radamés Gnattali, compositor e pianista porto alegrense. Gnatalli transitou com desenvoltura entre diferentes estilos musicais, deu tratamento sinfônico aos arranjos populares e incluiu em sua obra elementos do samba e do jazz. Na sequência, o “Quarteto nº 1”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) ganha destaque na exibição. Composta e estreada em 1915, a peça revela a preocupação do compositor em relação ao uso dos instrumentos na apresentação da temática nacional. Por fim, mais uma obra de Gnattali é executada: “Quarteto Popular”, de 1940.
Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
 A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa) é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.
Recital da Ospa | Série Música de Câmara
Quando: 8 de dezembro, sábado, 17h
Onde: Museu de Arte do RS Ado Malagoli – MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Radamés Gnattali: Valsa
Heitor Villa-Lobos: Quarteto nº 1
Radamés Gnattali: Quarteto Popular
Apresentação: Quarteto Garibaldi
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre