Integrante fundamental do naipe das cordas, o violoncelo é a estrela do próximo recital da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Quatro músicos da orquestra reúnem seus instrumentos no dia 22 de maio, domingo, às 18h, para fazer um passeio pela música brasileira do século XX. A Sala de Recitais da Casa da OSPA recebe o espetáculo, que tem entrada franca, por ordem de chegada.
A apresentação reúne pela primeira vez os violoncelistas da OSPA Diego Biasibetti, Murilo Alves, Rodrigo Alquati e Tácio Cesar Vieira. O grupo selecionou sete obras de grandes nomes da música nacional, começando por “Canto do Menestrel”, de Ernst Mahle (1929-), compositor alemão radicado no Brasil há mais de 70 anos e vencedor do prêmio Açorianos 2019 na categoria Compositor. Em seguida, o quarteto viaja por variados ritmos brasileiros, como toada, choro e baião, presentes nas “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes (1930-).
O programa traz uma amostra das célebres “Bachianas Brasileiras”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959): o segundo movimento (modinha) da primeira obra do ciclo, cuja versão original foi escrita para a formação de oito violoncelos. Outro compositor apaixonado pelo instrumento foi Tom Jobim (1927-1994), que está representado no recital por “Luiza” e “Canta, Canta Mais”. A apresentação inclui ainda duas obras de Ernani Aguiar (1950-), “Quatro Momentos n°3”, na versão para quarteto de violoncelos do músico gaúcho Hugo Pilger, e “Violoncelada”, em arranjo original.
Série Música de Câmara 2022
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Desde março de 2022, já foram realizadas três edições.
QUARTETO DE VIOLONCELOS DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara
Quando: domingo, 22 de maio de 2022, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida.
Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
PROGRAMA
Ernst Mahle | Canto do Menestrel
Edmundo Villani-Côrtes | Cinco Miniaturas Brasileiras
I - Prelúdio
II - Toada
III - Choro
IV- Cantiga de Ninar
V- Baião
Heitor Villa-Lobos | Bachianas Brasileiras n°1
II - Prelúdio (Modinha)
Ernani Aguiar | Quatro Momentos n°3
I - Tempo de Maracatu
II - Tempo de Cabocolinhos
III - Canto
IV - Marcha
Tom Jobim | Luiza
Tom Jobim | Canta, canta mais
Ernani Aguiar | Violoncelada
I - Em Louvor aos Santos Reis
II - Bagpipes and Drums
III - Frêvioloncelando
Apresentação: Quarteto de Violoncelos – Diego Biasibetti, Murilo Alves, Rodrigo Alquati e Tácio Cesar Vieira.
Direção Artística: Evandro Matté
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.