Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Quarteto de flauta e cordas apresenta recital gratuito na Casa da OSPA (15/10)

Repertório do Quarteto Arsis une os vienenses Haydn e Mozart ao suíço-brasileiro Ernst Widmer

Publicação:

Por Leonel Jacques / Ascom OSPA

Repertório do Quarteto Arsis une os vienenses Haydn e Mozart ao suíço-brasileiro Ernst Widmer

A Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS), retorna neste mês com uma apresentação do Quarteto Arsis, formado pelos músicos da Orquestra Leonardo Loureiro Winter (flauta e flauta em sol), Ana Paula Schmidt (violino), João Senna (viola) e Martina Ströher (violoncelo). Neste domingo, 15 de outubro, às 18h, o grupo apresenta obras de Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart e Ernst Widmer na Sala de Recitais da Casa da OSPA. A entrada é franca e por ordem de chegada.

Desfrutando de um período intenso e bem-sucedido em sua carreira, o vienense Franz Joseph Haydn (1732 – 1809) compôs seus quatro “Trios Londrinos” em 1794, após viagens à Inglaterra em anos anteriores. Nesta ocasião, o Quarteto Arsis executa “Trio Londrino nº 1 em Dó Maior” e “Trio Londrino nº 2 em Sol Maior”, para flauta, violino e violoncelo. Logo depois, o grupo executa, do também vienense Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), o “Quarteto em Ré Maior para Flauta, Violino, Viola e Violoncelo”, obra composta por encomenda do próspero mercador holandês De Jean, assim como seus concertos para flauta.

Após interpretar obras dos clássicos Mozart e Haydn, o Quarteto Arsis apresenta “Paisagem Bahiana nº 4”, do compositor, pianista, regente e musicólogo Ernst Widmer (1927 – 1990). Nascido na Suíça, Widmer radicou-se no Brasil em 1956, ao aceitar uma proposta para tornar-se professor da atual Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Entre 1979 e 1988, escreveu uma série de oito obras em homenagem às paisagens do estado da Bahia. O flautista e professor Leonardo Winter destaca alguns aspectos da quarta composição, publicada em 1986: “É uma obra em dois movimentos interligados (Muito Calmo - Scherzando) que utiliza escalas modais nordestinas e flauta em sol na sua instrumentação”.

Série Música de Câmara

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 8ª edição na Temporada 2023.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara – Quarteto Arsis
Quando: domingo, 15 de outubro de 2023, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h.


Programa:

Franz Joseph Haydn | Trio Londrino nº 1 em Dó Maior para Flauta, Violino e Violoncelo
- Allegro moderato
- Andante
- Finale - Vivace

Franz Joseph Haydn | Trio Londrino nº 2 em Sol Maior para Flauta, Violino e Violoncelo
- Andante
- Allegro

Wolfgang Amadeus Mozart |Quarteto em Ré Maior para Flauta, Violino, Viola e Violoncelo, KV 285
- Allegro
- Adágio
- Rondó

Ernst Widmer | Paisagem Bahiana nº 4, “Lagoa do Abaeté”, para Flauta, Violino, Viola e Violoncelo Op. 149
- Muito Calmo - Scherzando

Apresentação: Quarteto Arsis – Leonardo Loureiro Winter (flauta e flauta em sol), Ana Paula Schmidt (violino), João Senna (viola) e Martina Ströher (violoncelo)

Direção Artística: Evandro Matté

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport, Imobi, Intercity e Blumenstrauss.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre