Quarteto de cordas interpreta Mozart e Villa-Lobos em recital gratuito neste domingo (23/4)

Dois dos maiores compositores da história da música ganham destaque neste domingo (23/4), no próximo recital da Série Música de Câmara. A programação contempla duas obras escritas para quarteto de cordas, uma por Mozart e outra, por Villa-Lobos. A apresentação fica a cargo do Quarteto Ibirapitanga, formado pelos violinistas Brigitta Calloni e Geovane Marquetti, o violista Cleverson Cremer e o violoncelista Murilo Alves, todos músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A apresentação será na Sala de Recitais da Casa da OSPA, às 18h, com entrada franca e por ordem de chegada.

O “Quarteto de Cordas nº 15 em Ré Menor, K. 421” pertence a uma série de seis quartetos de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 1791) dedicados ao compositor e amigo Joseph Haydn. Com caráter mais dramático, é a única obra desse conjunto em tonalidade menor. Estreado em 1785, é considerado um dos mais potentes e intensos trabalhos de Mozart. O violoncelista Murilo Alves destaca o último movimento da peça: “Após a exposição do tema, vemos toda a criatividade do compositor em dividir o protagonismo entre os quatro instrumentos”.

O “Quarteto de Cordas nº 1, W099” é o primeiro do extenso repertório camerístico para cordas de Heitor Villa-Lobos (1887 1959). Em geral, os “quartetos” do compositor se destacam pela inventividade, exigindo grande preparação individual para suas execuções. Escrito por volta de 1915, época considerada como o período de formação de Villa-Lobos, esse é o único quarteto do compositor com seis movimentos, diferenciando-se dos tradicionais quatro de suas composições posteriores do mesmo estilo. Murilo destaca a originalidade de alguns movimentos de “Quarteto nº 1”: “A Brincadeira é marcada pelos pizzicatos de viola e violoncelo, com gestos saltados e leves dos violinos. O Canto Lírico possui uma bela melodia para viola e violino mostrarem a capacidade das cordas de imitar a voz humana”.

Série Música de Câmara

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 2ª edição na Temporada 2023.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara – Quarteto Ibirapitanga

Quando: domingo, 23 de abril de 2023, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.

Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart | Quarteto de Cordas nº 15 em Ré Menor, K. 421
I. Allegro Moderato
II. Andante
III. Menuetto: Allegretto, Trio
IV. Allegretto ma non troppo

Heitor Villa-Lobos | Quarteto de Cordas nº 1, W099
I. Cantilena – Andante
II. Brincadeira – Allegretto Scherzando
III. Canto Lírico – Moderato
IV. Cançoneta – Andantino quasi Allegretto
V. Melancolia – Lento
VI. Saltando como um Saci – Allegro

Apresentação: Quarteto Ibirapitanga – Brigitta Calloni (violino), Geovane Marquetti (violino), Cleverson Cremer (viola) e Murilo Alves (violoncelo)
Direção Artística: Evandro Matté

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.