Com o propósito de levar conforto às pessoas que estão desabrigadas após as enchentes no Rio Grande do Sul, um quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), visitou um abrigo da capital gaúcha na tarde de terça-feira, 28 de maio de 2024. Com os instrumentos em punho, os violinistas Paulo Barcelos e Geraldo Moori, o violista Delmar Breunig e o violoncelista Deolindo de Azambuja interpretaram músicas populares, canções gaúchas e cantigas infantis.
O presidente da Fundação OSPA, Gilberto Schwartsmann, saudou os presentes, ressaltando a importância da música em momentos difíceis. Em seguida, os músicos tocaram conhecidas, como “Hallellujah” (Leonard Cohen), “Jesus, Alegria dos Homens” (Johann Sebastian Bach), “Over the Rainbow” (Harold Arlen e Yip Harburg) e “Viva la Vida" (Coldplay). Pensando nas crianças, o grupo tocou melodias alegres, como o tema de Toy Story “Amigo Estou Aqui” (Randy Newman) e as cantigas “Ciranda, Cirandinha”, “Atirei o Pau no Gato” e “Terezinha de Jesus”. Canções gaúchas também marcaram o encontro, como “Do Fundo da Grota” (Baitaca), “Canto Alegretense” (Nico Fagundes e Bagre Fagundes) e “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” (Leonardo).
O encontro foi promovido pela Fundação OSPA, dentro da Rede de Ações Culturais de Emergência, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que leva música, literatura, cinema e artes visuais a pessoas desabrigadas pelas enchentes. Ao longo dos próximos dias, a OSPA e outras instituições da Sedac-RS seguirão realizando atividades gratuitas e direcionadas às pessoas que estão nos alojamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Sedac-RS.