Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Programação da OSPA é marcada por temática argentina e apresentação do Coro Sinfônico

Publicação:

Iluminada com as cores da Argentina, a Casa da OSPA recebeu centenas de visitantes neste sábado para celebrar a cultura do país vizinho. O 2º Festival OSPA pelo Mundo trouxe, além de muita música, bancas com empanadas e medialunas, uma seleção de livros de autores argentinos da Bamboletras e até cenas clássicas de futebol. Às 15h, a Sala de Recitais já estava lotada para o tango de Piazzolla deu o tom das apresentações, que começaram com o quinteto de cordas formado por Geovane Marquetti (violino), Giovani dos Santos (violino), Cleverson Cremer (viola), Rafael Sobrinho (violoncelo) e Rafael Figueredo (contrabaixo). Já Dhouglas Umabel (violino), Pablo Schinke (violoncelo) e Eduardo Knob (piano) percorreram as “Quatro Estações Portenhas”. 

Convidada pelo projeto Notas de Concerto, Olinda Allessandrini brindou o público com o seu conhecimento sobre as raízes do tango e discorreu sobre o programa que foi interpretado pela OSPA logo depois, com regência de Evandro Matté. O violinista Alejandro Aldana foi o solista das primeiras peças, a consagrada “Pampeana nº 1”, de Ginastera, e a estreia nacional de Benzecry, “Concerto para Violino e Orquestra”. Carlos Buono, um dos maiores representantes do tango no mundo, interpretou hinos de Piazzolla, Gardel e a famosa “La Cumparsita”, de Rodríguez. Ao sair da Sala Sinfônica, o público encontrou mais uma atração no hall: o trio Valentin, Asafe & Duarte. Em clima descontraído, eles animaram o público, que até arriscou alguns passos de tango.

Já no domingo duas apresentações fizeram parte da agenda. Com casa cheia, o Coro Sinfônico da OSPA retornou a Dois Irmãos, após cinco anos, para uma apresentação especial neste domingo, no Espaço Cultural Antiga Matriz. Os cantores brilharam com obras que transitaram entre o repertório popular e a música de concerto. O repertório contemplou obras como ‘‘Sure on this Shining Night’’, de Morten Lauridsen, ‘‘A lenda do Caboclo, W166’’, de Heitor Villa-Lobos, e ‘‘Bohemian Rhapsody’’, de Freddie Mercury. O concerto teve ao piano Eduardo Knob, assim como participação especial da Insônia Rock N' Roll Band.

A Sala de Recitais da Casa da OSPA foi palco de um programa dedicado à música de câmara, com destaque aos grandes compositores do século XX. Quem abriu a apresentação foi o duo formado por Thiago Colombo (violão) e Leonardo Winter (flauta), que interpretou peças de Máximo Diego Pujol, Astor Piazzolla e uma composição autoral do violonista. A segunda parte ficou a cargo de Diego Grendene (clarinete) e Olinda Allessandrini (piano), que executou obras de Leonard Bernstein e Carlos Guastavino. Ao fim, em clima argentino, os quatro músicos se reuniram para tocar ‘‘Oblivion’’, de Astor Piazzolla. 

Confira abaixo as fotos das apresentações!

CLIQUE AQUI e assista ao concerto do Festival OSPA pelo Mundo!

Créditos: Lucia Moreira (Festival OSPA pelo Mundo), Prefeitura Municipal de Dois Irmãos (Coro Sinfônico da OSPA) e Maurício Paz (Série Música de Câmara)

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre