Nosso querido público esteve de volta à Casa da OSPA na última sexta-feira (26). Com regência de Evandro Matté e solos do oboísta da Filarmônica de Berlim Christoph Hartmann, a Orquestra homenageou o Bicentenário da Imigração Alemã em uma noite especial. Após um pronunciamento do Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, a alegria de estar de volta se manifestou desde os primeiros acordes do programa, com “Abertura Festival Acadêmico”, de Brahms. Logo depois, a Orquestra emocionou o público ao interpretar “Concerto para Oboé e Pequena Orquestra”, de Richard Strauss, com destaque para o solista Christoph Hartmann, que executou com maestria uma composição notoriamente difícil para os oboístas.
A segunda parte da apresentação foi dedicada à Sétima Sinfonia de Beethoven, uma obra marcada pelas sensações de triunfo e tragédia. No final, uma surpresa: Marcha Radetzky, de Johann Strauss I, foi o bis da apresentação, com participação do público, que batia palmas para acompanhar o ritmo da Orquestra. O inesquecível retorno da OSPA para sua Sala Sinfônica foi encerrado com merecidos aplausos em pé.
Confira alguns registros da apresentação, por Vinicius Angeli:
A noite também marcou o retorno das transmissões ao vivo em nosso YouTube. Acesse o link e assista, na íntegra, ao concerto e à palestra do Notas de Concerto, que também retornou na última sexta-feira com apresentação do violoncelista Murilo Alves.
A OSPA é uma fundação vinculada à Secretaria da Cultura do RS.