OSPA viaja a Guaporé para apresentação na sexta-feira (2/12)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está se aproximando do final da temporada de 2022. Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, a Sinfônica pega a estrada novamente para realizar a última apresentação da Série Interior, que ocorre na Igreja Matriz Santo Antônio, em Guaporé, às 18h30. O maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, comanda a apresentação, que abrange sucessos universais de Mozart, Brahms e Ginastera, entre outros grandes compositores, e conta ainda com a cantora lírica Carol Braga como solista. A entrada é livre, sem necessidade de retirar ingressos.

O concerto é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaporé, que aproveita a ocasião para lançar a programação do evento Uma Joia de Natal, que levará diversas atrações culturais para a Praça Vespasiano Corrêa ao longo de dezembro, além de dar início às comemorações de 120 anos da cidade, celebrados em 2023. "Guaporé, na abertura de sua programação intitulada 'Uma joia de Natal' e aniversário do Município, não poderia ter uma apresentação mais grandiosa do que a OSPA. Um verdadeiro diamante a levar arte e cultura ao público, reconhecida em todo o Brasil como uma joia preciosa. Que alegria e honra podermos acompanhar em nossa cidade, pela primeira vez,  esse espetáculo magnífico", afirma Odacir Toldi, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Guaporé.

A apresentação integra a Série Interior, que em 2022 já levou a OSPA a Lajeado, Taquara, Pelotas e Encantado. O repertório das apresentações passa por vários compositores europeus e latino-americanos, como o alemão Johannes Brahms (1833 – 1897), o mexicano Arturo Márquez (1950 –), o argentino Alberto Ginastera (1916 – 1983) e os brasileiros Mozart Carmargo Guarnieri (1907 – 1993) e Alberto Nepomuceno (1864 – 1920). Algumas das maiores óperas da história estão contempladas no programa, começando pela abertura instrumental de “O Morcego”, opereta do compositor austríaco Johann Strauss II (1825 – 1899) que recentemente foi montada pela OSPA no Theatro São Pedro.

Carol Braga, uma das grandes mezzo-sopranos da atualidade no Brasil, cantará duas árias de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791): “Voi Che Sapete”, da ópera “As Bodas de Fígaro” e “Parto, Ma Tu Ben Mio”, da ópera “La Clemenza di Tito”, além de um trecho de “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini (1792 – 1868).

Aviso:

O concerto que estava programado para sábado, 3 de dezembro, foi transferido para a próxima temporada. Porém, a Casa da OSPA tem programação no domingo, 4 de dezembro: um recital da Série Música de Câmara, às 18h, com entrada gratuita. Mais informações no site ospa.org.br/agenda.

Sobre Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Sobre Carol Braga (mezzo-soprano)

Carolina Rodrigues Braga, 27 anos, é bacharel em canto lírico pela UFRGS. Em São Paulo, participou do coral jovem do Estado em 2019 e da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, em 2020. Recentemente, foi finalista do concurso Maria Callas, no qual ganhou o prêmio Série Toriba, e foi uma das finalistas do primeiro concurso de canto Zola Amaro. Foi solista em várias edições do Festival de Trancoso, onde cantou “Messiah”, de Händel, foi Lisetta na ópera “Il Mondo della Luna”, de Haydn, e também canções de Brahms e Luciano Gallet. Em Porto Alegre, interpretou Rosina em “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, dentro do projeto Terças Líricas, e atuou como segunda dama em “A Flauta Mágica”, de Mozart, montada pela Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul - CORS. Atualmente, é aluna do Ópera Estúdio da OSPA.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Concerto da Série Casa da OSPA – Guaporé

Quando: sexta-feira, 2 de dezembro de 2022, às 18h30
Onde: Igreja Matriz Santo Antônio (Centro – Guaporé/RS)
ENTRADA LIVRE

Strauss II, Johann | Abertura (opereta “O Morcego”)

Mozart, Wolfgang Amadeus | Voi Che Sapete (ópera “As Bodas de Fígaro”)

Rossini, Gioacchino | Una Voce Poco Fa (ópera “O Barbeiro de Sevilha”)

Brahms, Johannes | Dança Húngara nº 1

Mozart, Wolfgang Amadeus | Parto, Ma Tu Ben Mio (ópera “La Clemenza di Tito”)

Márquez, Arturo | Conga del Fuego

Ginastera, Alberto | Malambo (balé “Estância”)

Camargo Guarnieri, Mozart | Dança Brasileira nº 1

Regente:
Evandro Matté

Solista:
Carol Braga (mezzo-soprano)

Direção Artística:
Evandro Matté

Apresentação:
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Sulgás.
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaporé.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. PRONAC: 192458.