Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA tem ópera, concerto e recital no final de semana

Publicação:

Por Stéfani Fontanive/ Assistente de Comunicação

O último final de semana foi marcado por uma programação diversificada, com eventos tanto na Casa da OSPA quanto no Theatro São Pedro. A ópera Gianni Schicchi trouxe humor e sagacidade ao palco do Theatro São Pedro em duas récitas, uma no sábado (30/11), as 20h, e a outra no domingo (01/12), as 18h. Já na Casa da OSPA, no sábado o concerto “Wagner & Strauss” emocionou a plateia com obras grandiosas sob a regência de Daniel Geiss. No domingo, o recital de música de câmara apresentou o Trio Sonare, que explorou a riqueza sonora de Mozart e Max Bruch.

Gianni Schicchi

No Theatro São Pedro, a ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, realizou duas récitas no final de semana. Baseada no Canto XXX do Inferno de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, a única ópera cômica de Puccini arrancou risadas e aplausos da plateia. A direção cênica foi de Flávio Leite, com Sérgio Sisto na direção musical, Eiko Senda na direção vocal e Carlota Albuquerque na direção de movimentos. O elenco contou com integrantes do Ópera Estúdio 2024 e participação especial do barítono Vinícius Atique, em uma apresentação que destacou talento e carisma.

Confira as fotos de Vitor Ceolin:

Concerto “Wagner & Strauss”

No sábado, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realizou o concerto “Wagner & Strauss” no palco da Casa da OSPA, celebrando o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Sob a regência de Daniel Geiss e com a soprano Eiko Senda como solista, o programa trouxe obras marcantes dos compositores germânicos, emocionando o público com arranjos grandiosos e a interpretação cativante de Eiko. A performance foi recebida com aplausos calorosos e intensa comoção.

As fotografias são de Vinícius Angeli:

Recital “Trio Sonare”

No domingo, a série Música de Câmara apresentou o Trio Sonare, formado por Diego Grendene (clarinete), Vladimir Romanov (viola) e Olinda Allessandrini (piano). O repertório combinou peças de Mozart e seis das oito obras de Max Bruch, explorando a complexidade harmônica e a beleza dessa formação. O público, encantado com a apresentação, pediu bis e foi atendido com uma repetição da segunda peça, encerrando o final de semana em clima de celebração musical.

Confira os registros de R. Martins:

A OSPA é uma fundação vinculada à Secretaria da Cultura do RS.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre