Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA Jovem e Banda Sinfônica promovem primeiro grande concerto em 2022 (26/6)

Publicação:

Os grupos, que pertencem à Escola de Música da OSPA, apresentam-se sob regência de Arthur Barbosa e Wilthon Matos. A entrada é gratuita

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Conservatório Pablo Komlós, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta o primeiro grande concerto da Temporada 2022 neste domingo (26), às 17h. Para o espetáculo, dois grupos orquestrais sobem ao palco da Sala Sinfônica da Casa da OSPA – a OSPA Jovem, conduzida por Arthur Barbosa, e a Banda Sinfônica, que tem regência de Wilthon Matos. A entrada é franca.

A chance de ver os dois grupos na mesma tarde vai além de uma apresentação de fim de semestre. Para Diego Grendene de Souza, diretor da Escola da OSPA, o espetáculo tem um caráter histórico, relativo ao marco atingido pela Escola da OSPA em 2022: ‘‘Este concerto é muito significativo para nós, pois, além de marcar o primeiro ano em que retomamos plenamente nossas atividades presenciais após a pandemia, em 2022 a Escola de Música da OSPA completa 50 anos. Gostaríamos de convidar nosso público para este bonito concerto, e, em especial, todos aqueles que fizeram parte da linda história da nossa Escola’’.

Fragmentado em duas partes, o espetáculo inicia com a Banda Sinfônica, que apresenta um repertório diversificado voltado ao instrumento de sopros. Com música de cinema e até uma peça inspirada num episódio bíblico, o programa inclui a ‘‘ Marcha Op. 99’’, de Sergei Prokofiev, ‘‘The Gathering of the Ranks at Hebron’’, de David Holsinger, e ‘‘Nuovo Cinema Paradiso’’, de Ennio Morricone. A apresentação é encerrada com duas obras de Heitor Villa-Lobos, o maior compositor da música brasileira: ‘‘Suíte Popular Brasileira’’ e ‘‘Trenzinho do Caipira’’, excerto de ‘‘Bachianas Brasileiras nº 2’’.

A segunda parte do programa fica por conta da OSPA Jovem. Nesta apresentação, o grupo foge da abstração e evoca imagens, com composições de Aram Khachaturian, Carlos Gomes, Camille Saint-Saëns e Jacques Offenbach. O regente Arthur Barbosa revela que ‘‘o repertório escolhido tem como motivo a chamada música descritiva, que muitas vezes foi usada para balés ou óperas. Essa música tem como objetivo contar uma história ou um evento. Quando associada a esses dois gêneros que vão além da música, ajuda no papel cênico/descritivo da obra como um todo. Neste concerto temos, então, duas aberturas de óperas e duas outras peças focadas ou inspiradas na dança’’.


Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola, dirigida por Diego Grendene de Souza, atende mais de 200 alunos com idades a partir de oito anos, e conta com grupos orquestrais e um coral.  

A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté. 

ESCOLA DE MÚSICA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto da OSPA Jovem e da Banda Sinfônica
Quando: 26 de junho de 2022, domingo, às 17h.
Onde: Sala Sinfônica da Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.
Estacionamento: gratuito, no local.

ENTRADA FRANCA

Mais informações para o público: pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com ou pelo telefone (51) 3228-6737.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Evento presencial, sem transmissão ao vivo

PROGRAMA

Banda Sinfônica

Regência: Wilthon Matos

Prokofiev, Sergei | Marcha Op. 99 (arr. Paul Yoder; ed. William Berz)

Holsinger, David | The Gathering of the Ranks at Hebron 

Morricone, Ennio | Nuovo Cinema Paradiso (arr. Peter Kleine Schaars)

Villa-Lobos, Heitor | Suíte Popular Brasileira (arr. Wilthon Matos)
I. Mazurca – Choro
V. Chorinho

Villa-Lobos, Heitor | O Trenzinho do Caipira (Versão Marcial - arr. Sgt. Jeferson)

-

OSPA Jovem

Regência: Arthur Barbosa

Khachaturian, Aram | Dança do Sabre (balé Gayane)

Gomes, Antonio Carlos | Alvorada (ópera O Escravo)

Saint-Saëns, Camille | Dança Macabra

Offenbach, Jacques | Abertura da opereta Orfeu no Inferno

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Apoio: Dufrio e Sulgás. Apoio institucional: CMT Advogados.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil. PRONAC: 192458.

Acompanhe a Fundação OSPA pelas redes sociais:

facebook.com/escoladaospa
facebook.com/ospabr
instagram.com/ospabr
twitter.com/ospabr

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre