OSPA Jovem convida público infantil para os “Concertos Didáticos”, com entrada gratuita (2 e 3/10)

Orquestra da Escola da OSPA realiza apresentações lúdicas para estudantes do Ensino Fundamental

Por Luiza Piffero / Ascom OSPA

Quais são os instrumentos de uma orquestra? O que são naipes? E qual é o papel do maestro? Nos Concertos Didáticos, as crianças assistem a um concerto enquanto descobrem as respostas para essas e muitas outras perguntas. As apresentações são realizadas pela OSPA Jovem, a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da OSPA, nos dias 2 e 3 de outubro, no Complexo Cultural Casa da OSPA. Ao todo, serão realizadas quatro sessões abertas para estudantes de escolas previamente inscritas, mas o público em geral também poderá participar. A partir desta quinta-feira, 26 de setembro, serão disponibilizados ingressos para duas sessões: 2 e 3 outubro, às 15h30. A entrada é franca, mas é preciso retirar os bilhetes pelo Sympla ou diretamente no Memorial da OSPA, nos dias de evento, a partir das 12h.

Os Concertos Didáticos são realizados anualmente pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com o objetivo de formar novos públicos para a música de concerto. Por isso, são especialmente pensados para estudantes do primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental. Com regência do maestro e violinista Arthur Barbosa, a OSPA Jovem vai interpretar “As Ruínas de Atena”, de de Ludwig van Beethoven, “O Lago dos Cisnes”, de Piotr I. Tchaikovsky, e “Toreadores”, de Georges Bizet, entre outras obras conhecidas. O cantor lírico Oséas Duarte será o mestre de cerimônias do espetáculo, conduzindo as crianças pelo repertório popular e erudito, enquanto explica de forma lúdica o funcionamento da orquestra, a organização por naipes e outros aspectos. Além disso, um intérprete de libras acompanha todo o espetáculo fazendo a tradução simultânea.

Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 300 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da OSPA. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Série OSPA Jovem - Concertos Didáticos

Quando: 2 e 3 de outubro, às 15h30.
Onde: Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa (Av. Borges de Medeiros, 1.501, bairro Praia de Belas, Porto Alegre - RS).
Distribuição de ingressos: pelo Sympla a partir de 26/09, e no Memorial da OSPA, nos dias 2 e 3 de outubro, a partir das 12h.

Programa:

Obras de Beethoven, Tchaikovsky, Strauss II, G. Bizet, Waldir Azevedo, Zequinha de abreu, Joana Batista Ramos e Matias da Rocha.

Regente: Arthur Barbosa
Mestre de cerimônias: Oséas Duarte
Apresentação: OSPA Jovem

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk.
Apoio: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity e Imobi.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.