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OSPA interpreta Piazzolla com solos de acordeon e violão no dia 9 de outubro

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Manfredo Schmiedt volta a reger OSPA em repertório que inclui também Villa-Lobos. Foto: concerto de 11 de setembro de 2021 fotografado por Pedro Heinrich, divulgação OSPA

Em 2021, ano em que Astor Piazzolla celebraria 100 anos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem executado suas grandes obras. No próximo sábado, dia 9 de outubro, será vez de “Concerto para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas”, uma peça única em que o violão e o acordeon vão brilhar com Thiago Colombo e Matheus Kleber como solistas. O concerto terá também duas preciosidades de Villa-Lobos: “Ouverture de L'Homme Tel” e “Suite nº 2 para Orquestra de Câmara”, que será executada pela OSPA pela primeira vez. A regência é do maestro do Coro Sinfônico da OSPA, Manfredo Schmiedt.

A Casa da OSPA está operando com público máximo de 400 pessoas, um pouco menos de 40% da lotação, e todos os concertos têm transmissão gratuita ao vivo pelo canal da OSPA no YouTube. Para assistir presencialmente, o ingresso é 1kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo).

“Concerto para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas” traz a essência do tango e as harmonias marcantes de Astor Piazzolla (1921 – 1992) que tanto agradam ao público da OSPA. A peça foi composta para o Festival Internacional de Violão de Liège, na Bélgica, onde estreou em 1985 com a Orquestra Filarmónica de Liège conduzida por Leo Brouwer, Piazzolla no bandoneon e Cacho Tirao no violão. A OSPA executará uma versão diferente na qual Matheus Kleber toca o acordeon (a popular gaita ou sanfona) no lugar do tradicional bandoneon. “Esses instrumentos são primos. Apesar de semelhantes, têm características diferentes, então a música fica com outro timbre. O Piazzolla traz a atmosfera noturna, dos cabarés de tango, para a sala de concerto. Por mais que eu toque Piazzolla há muitos anos, sempre toco com um sotaque mais brasileiro”, comenta Matheus Kleber.

Na sequência, o concerto dá espaço a outro gênio latino-americano: Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959). “Ouverture de L’Homme Tel” é um excerto da “Suíte Sugestiva”, de 1929, obra pouco conhecida criada pelo compositor brasileiro em memória do cinema mudo, quando Villa-Lobos tocava em conjuntos que acompanhavam os filmes. Como o nome indica, a obra é uma releitura da famosa “Abertura de Guilherme Tell”, de Rossini. “É uma peça de vanguarda, muito rica, com humor e acordes inesperados. Mostra a versatilidade e a capacidade do Villa-Lobos de absorver as tendências europeias daquela época”, comenta o regente Manfredo Schmiedt.

A orquestra encerra a apresentação com a sua primeira execução de “Suite nº 2 para Orquestra de Câmara”, escrita no último ano de vida de Villa-Lobos, 1959. É uma obra grandiosa e elegante composta por cinco partes curtas com sonoridades que lembram as Bachianas Brasileiras. Manfredo explica que, apesar do título, ela usa a estrutura de uma orquestra tradicional. “É a última obra que ele compôs. Começa com um lamento tocado por violoncelos, em seguida parece que os metais tocam uma marcha fúnebre. Para mim, parece uma despedida, como se Villa-Lobos estivesse sentindo que a sua vida estava terminando”, opina Manfredo, “aliás, Villa-lobos foi violoncelista no início da vida”, acrescenta.

A suíte se torna mais animada nos movimentos seguintes, com momentos lúdicos. Mas o movimento final, batizado de “Macumba”, tem uma marcação rítmica forte oriunda da pesquisa de Villa-Lobos sobre religiões afro-brasileiras. “Tem um pulso constante que dá a sensação de entrar em transe. Acho uma obra magistral que ainda não é muito conhecida do público”, pontua Manfredo, que chegou a gravar a suíte em 2017 junto da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da qual foi regente titular e diretor artístico.

Manfredo Schmiedt (regente – Brasil)

Com vasta experiência coral e orquestral por todo o mundo, Manfredo Schmiedt é o maestro do Coro Sinfônico da OSPA desde 1992. Possui mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação na mesma área pela UFRGS. Seu currículo acadêmico inclui duas importantes condecorações: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Apresentou-se, como convidado, em destacadas orquestras do mundo, como a Filarmônica de Mendoza (Argentina), a Orquestra Sinfônica da University of British Columbia (Canadá), a Filarmônica de Belgrado (Sérvia), a Sinfônica do Noroeste da Flórida (EUA) e a Petrobras Sinfônica (Brasil). Entre 2002 e 2020, foi regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Matheus Kleber. Foto: Luiza Ghirardelli

Matheus Kleber (acordeon – Brasil)

Matheus Kleber é acordeonista e pianista. Graduado em Composição Musical pela UFRGS e mestre em Estudos Instrumentais e Performance Musical na UNICAMP. É professor na FUNDARTE e no projeto OUVIRAVIDA. Participou de mais de 80 discos, entre eles “IDA”, trabalho autoral em duo com o violonista e bandolinista Pedro Franco e o CD “Congruências”, seu primeiro álbum solo lançado em 2016. Como solista ou arranjador, atuou com as orquestras SESI/FUNDARTE, Orquestra de Sopros Eintracht, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA.

Thiago Colombo (violão – Brasil)

Thiago Colombo. Foto: Vitoria Proença

Thiago Colombo é professor da UFPel, bacharel e mestre em música pela UFRGS e doutor pela UFBa. Ainda muito jovem, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Em 2003, lançou seu primeiro CD solo, intitulado “Sonata”, que recebeu três prêmios Açorianos, e foi seguido de “Reminiscências” (2006) e “Trezegraus” (2009). Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em festivais brasileiros e na Argentina, Uruguai, Peru, França, Rússia, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Portugal. Em 2017, lançou pelo selo britânico TRL Records o álbum “Latin Guitar Connections”, gravado na Bath Spa University, em Bath (Inglaterra), e vencedor de dois Açorianos na categoria Música Instrumental.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa. A partir de 18 de outubro, o público deverá apresentar um comprovante de vacinação para acessar os concertos.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
18º concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
PIAZZOLLA 100

Quando: 9 de outubro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.
Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS. Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line (INGRESSOS ESGOTADOS): uhuu.com, de quinta-feira (7), às 12h, até sexta-feira (8), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria na Casa da OSPA: sexta-feira (8) e sábado (9), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.
Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br
Informações para o público: (51) 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Programa

Regente: Manfredo Schmiedt
Solistas: Matheus Kleber (acordeon) e Thiago Colombo (violão)

Piazzolla, Astor | Concerto para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas
I. Introducción
II. Milonga
III. Tango

Villa-Lobos, Heitor | Ouverture de L'Homme Tel (Suíte Sugestiva)

Villa-Lobos, Heitor | Suite nº 2 para Orquestra de Câmara
I. Lamento (andante cantabile)
II. Scherzo (vivace)
III. Passeio (andantino quasi allegretto)
IV. Canção Lírica (poco moderato)
V. Macumba (poco moderato)

Direção Artística:
Evandro Matté

Apresentação:
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul e Alibem.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre