Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa encerra Série Interior 2018 com concerto especial em Santo Ângelo

Publicação:

Foto: Vanessa Petuco

Sob a batuta do maestro Evandro Matté, a orquestra executa músicas natalinas, trechos de óperas e trilhas de filmes na Igreja Matriz da cidade. Os solos são da soprano Raquel Fortes. É neste domingo, dia 16 de dezembro, às 20h30. A entrada é franca.

Ao longo de 2018, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) visitou diversos municípios gaúchos pela sua Série Interior de concertos. Para fechar a programação da série em grande estilo, a sinfônica apresenta um concerto especial em Santo Ângelo. Neste domingo, dia 16 de dezembro, às 20h30, a orquestra interpreta um repertório que contempla obras de compositores como Verdi e Mozart, além de músicas natalinas e trilhas de filmes, na Catedral Angelopolitana (Praça Pinheiro Machado - Rua Marquês do Herval S/N - Santo Ângelo). A regência é de Evandro Matté, diretor artístico da Ospa, e os solos são da soprano Raquel Fortes, que se apresenta com as principais orquestras do Rio Grande do Sul. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), tem entrada franca.

Sobre o programa Na primeira parte do programa, a sinfônica destaca a trilha de “West Side Story”, musical conhecido como “Amor, Sublime Amor”. A obra é do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990), cujo centenário de nascimento é lembrado em 2018. A tradição operística também ganha relevo no concerto com a abertura de “Nabucco”, excerto da ópera de Giuseppe Verdi (1813-1901).  Depois, a orquestra executa “Dança Eslava nº 8”, de Antonín Dvorák (1841-1904), o mais bem-sucedido compositor checo da vertente nacionalista. Na sequência, duas composições de Mozart (1756-1791) são revisitadas: a abertura da ópera “Bodas de Fígaro” e a “A Rainha da Noite”, consagrada ária da ópera “A Flauta Mágica”. Esta última, conta com solos da soprano Raquel Fortes, que integrou o elenco da mesma ópera na montagem realizada pelo Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo. Para dar continuidade ao programa, a sinfônica interpreta “Vozes da Primavera”, de Strauss II. Depois, mais uma peça de Mozart é lembrada: “Laudate Dominum”, com a soprano Raquel Fortes de volta ao palco. Como não poderia deixar de ser nesta época do ano, a apresentação se encerra com as canções natalinas “Christmas Festival”, de Leroy Anderson (1908 - 1975), e “Ó Noite Santa” de Adolph Adam (1803 - 1856), com a presença da solista. Mais sobre Evandro Matté (regente) É diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra Unisinos Anchieta e da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Ocupa, também, o cargo de diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Esteve à frente de orquestras da Argentina, Uruguai, Croácia, Itália, China, Alemanha, Estados Unidos e República Checa. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música. Mais sobre Raquel Fortes (Solista – soprano) A soprano Raquel Fortes é bacharel em Canto Lírico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2015, integrou a classe de jovens cantores do primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, onde trabalhou e apresentou Primeira Dama e Rainha da Noite da ópera "A Flauta Magica" de Mozart. Foi convidada a participar da 5ª edição da competição internacional Marcello Giordanni, na Itália, chegando à semifinal. Na UFRGS, fez parte dos elencos das óperas “Dido e Enéias” e “Orfeu”. Apresenta-se com as principais orquestras do estado.  Atualmente, tem como orientador vocal o tenor Flávio Leite, além de participar de masterclasses com profissionais de carreira nacional e internacional.

Sobre a Fundação Ospa A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.

A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música de Câmara, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais.

Mais informações em ospa.org.br.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Thyssenkrupp, Ventos do Sul, Grupo Renner e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto da Ospa em Santo Ângelo | Série Interior Quando: Dia 16 de dezembro de 2018, domingo Horário: 20h30 Local: Catedral Angelopolitana (Praça Pinheiro Machado - Rua Marquês do Herval S/N - Santo Ângelo)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA Leonard Bernstein: West Side Story Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco” Antonín Dvorák: Dança Eslava, nº 8, Op. 46 Wolfgang Amadeus Mozart: Abertura da ópera “As Bodas de Fígaro” Wolfgang Amadeus Mozart: “A Rainha da Noite” da ópera “A Flauta Mágica” Johann Strauss II: Vozes da Primavera Wolfgang Amadeus Mozart: Laudate Dominum Leroy Anderson: Christmas Festival Adolphe Adam: Ó Noite Santa

Regente: Evandro Matté Solista: Raquel Fortes (soprano)

 
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre