Na noite da última sexta-feira (24), o público da Sala Sinfônica pôde prestigiar e participar da etapa final do 1º Concurso de Canto Decápolis de Andrade. Os tenores Alexandre Vaz, Giovanni Marquezeli e Lazlo Bonilla, finalistas da competição, apresentaram um belíssimo repertório junto à OSPA, com regência de Gabriel Rhein-Schirato. A difícil decisão de eleger os 1º, 2º e 3º lugares do concurso ficou a cargo de uma comissão avaliadora, formada por Gabriel Rhein-Schirato, Manfredo Schmiedt, Carlos Rodriguez, Elisa Machado e Flávio Leite. O público também pôde selecionar seu cantor favorito em uma votação online, que ocorreu durante o concerto.
Após a apresentação, enquanto a comissão de especialistas selecionava o vencedor do 1º Concurso de Canto Decápolis de Andrade, a audiência pôde ouvir uma gravação do grande cantor Decápolis de Andrade interpretando “Nessun Dorma”, de Turandot. O diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, anunciou primeiramente o vencedor do Prêmio Júri Popular: Alexandre Vaz, que emocionou o público com “Se All’Impero, Amici Dei”, de “La Clemenza di Tito”, de Mozart, e “Tombe Degli Avi Miei, de “Lucia di Lammermoor”, de Donizetti.
Logo depois, foi anunciado um empate técnico pela comissão avaliadora. Os tenores Giovanni Marquezeli e Lazlo Bonilla foram os vencedores do 1º Concurso de Canto Decápolis de Andrade. Giovanni foi memorável em “Recondita Armonia”, da ópera “Tosca”, de Puccini, e “No! Pagliaccio Non Son, de “I Pagliacci”. Lazlo mostrou todo o seu talento em “Forse la Soglia Attinse”, de “Un Ballo in Maschera”, de Verdi, e “E Lucevan le Stelle”, de “Tosca”.
Antes do espetáculo, o violoncelista da OSPA Murilo Alves trouxe curiosidades e comentários sobre o repertório da apresentação em mais uma edição do projeto Notas de Concerto.
Assista ao concerto e à palestra de Murilo no canal da Orquestra no YouTube!
Confira os registros do evento, por Leonel Jacques:
A OSPA é uma fundação vinculada à Secretaria da Cultura do RS.