Crédito: Marília Lima
A Pinacoteca do Museu recebe o grupo formado por instrumentistas da orquestra para interpretar um repertório diversificado. O evento acontece no dia 11 de novembro, domingo, às 17h, e tem entrada franca.
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) promove uma eclética tarde musical na Pinacoteca do Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS) neste domingo, dia 11 de novembro. A partir das 17h, obras clássicas e composições populares de diferentes épocas, nacionalidades e estilos ganham destaque no recital do Quarteto Pró-Música. O grupo é formado por Ariel Polycarpo (violino), Paulo Barcellos (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo Azambuja (violoncelo), músicos da sinfônica que também atuam em outros grupos e formações camerísticas. Ao optar por linguagens musicais simples e leves, o grupo tem a proposta de levar ao público música e entretenimento com qualidade. O cenário da apresentação é a exposição “O poder da multiplicação”, mostra em cartaz no Museu que reúne obras de 14 artistas contemporâneos brasileiros e alemães, sob a curadoria de Gregor Jansen. A entrada é franca.
O programa
O recital inicia com “Sinfonia nº 27”, de Joseph Haydn (1732-1809), um dos mais importantes compositores do período Clássico. Na sequência, duas obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) são executadas: “Adagio e Fuga em Dó menor KV 546” e “Divertimento KV 138”. De Astor Piazolla, ícone do Nuevo Tango argentino, o quarteto executa “Invierno Porteño”. Sucessos que marcaram a história do pop e do rock internacional também integram o programa: o grupo encerra a apresentação com “Bohemian Rhapsody”, de Freddie Mercury (1946-1991), e “Despacito”, de Luís Fonsi (1978 - ) .
Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara
A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano. A série Música no Museu foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Mais informações pelo site ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.
Recital da Ospa | Série Música de Câmara
Quarteto Pró-Música
Quando: 11 de novembro, domingo
Horário: 17h
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-150)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Joseph Haydn: Sinfonia nº 27 Wolfgang Amadeus Mozart: Adagio e Fuga em Dó menor KV 546 Wolfgang Amadeus Mozart: Divertimento KV 138 Astor Piazzolla: Invierno Porteño Freddie Mercury: Bohemian Rhapsody Luís Fonsi : Despacito
Apresentação: Quarteto Pró-Música, formado por Ariel Polycarpo (violino), Paulo Barcellos (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo Azambuja (violoncelo).