Centenas de pessoas prestigiaram o primeiro concerto da Série Interior 2017 da Ospa, no último sábado (25/3), na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Sul. Sob a batuta do maestro Evandro Matté, a sinfônica interpretou composições orquestrais tradicionais, música gaúcha e obras inspiradas em ritmos de dança – valsa, polca, ritmos afro-brasileiros e tango.
O concerto fez parte do evento de reinauguração do principal cartão-postal da cidade de Cachoeira do Sul: o recém-reformado Chateau d’Eau . Além disso, a orquestra homenageou a Semana Estadual de Conscientização sobre Síndrome de Down. A Dra. Michele dos Santos, da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD) de Cachoeira do Sul, e o maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, proferiram algumas palavras ressaltando a alegria em compartilhar esse momento de celebração com música.
O programa iniciou com a Abertura da ópera “La Forza Del Destino”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), e a “Abertura Coriolano”, de Ludwig Van Beethoven (1771-1827). Na sequência, o solista convidado da noite, Samuca do Acordeon, uniu-se aos músicos para interpretar o “Concerto para Acordeon e Orquestra”, do compositor gaúcho Radamés Gnatalli (1906-1988), e um arranjo de Tasso Bangel para a “Fantasia Brasileira nº5”. A orquestra apresentou também a “Valsa do Imperador”, de Johann Strauss II (1825-1899), e “Pizzicatto Polka”, de Johann e Joseph Strauss. As sonoridades latino-americanas, como a “Dança Brasileira nº1”, de Camargo-Guarnieri (1907-1993) e “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992) arrancaram aplausos calorosos do público que lotou a Catedral.
Diversas autoridades marcaram presença, como o Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, o Presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Ferreira Presser e o bispo Emérito de Cachoeira do Sul, Dom Irineu Silvio Wilges.
O evento foi promovido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), parceira da Ospa na realização da Série Interior 2017.
Veja a galeria!
Fotos: Maí Yandara