Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA abre temporada 2022 com a imponente “Sinfonia Titã”, de Mahler, em 12 de março

Publicação:

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), dá início à Temporada Artística 2022 com o concerto “Sinfonia Titã”. O evento será na Casa da OSPA, no dia 12 de março, às 17h. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 40 e já estão à venda em sympla.com.br (veja detalhes no serviço abaixo). Haverá transmissão ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube. O concerto também terá uma homenagem especial à Escola de Música da OSPA, que completa 50 anos em 2022, e uma palestra gratuita sobre o repertório da tarde. 

O maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, conduz a orquestra por duas grandes obras: “Sinfonia nº 1, ‘Titã’”, de Gustav Mahler (1860-1911), e "Concerto para Piano n°2 em Ré Menor, Op. 40", de Felix Mendelssohn. O solista convidado para a ocasião é o pianista Eduardo Monteiro. Fabio Martino, que havia sido anunciado anteriormente, não poderá participar da apresentação por motivos de saúde.

A maior parte do concerto é dedicada à primeira sinfonia do austríaco Gustav Mahler, um dos mestres do período romântico. A obra, conhecida como “Sinfonia Titã”, será apresentada pela OSPA também em duas viagens este ano: para Buenos Aires e para São Paulo. O maestro Evandro Matté comenta que Mahler quebra vários paradigmas em suas sinfonias, levando o ouvinte a uma viagem repleta de contrastes: “As sinfonias de Mahler são muito características, percorrem desde estados depressivos até o entusiasmo e o triunfo, às vezes em um mesmo movimento. Você não tem como ficar tranquilo durante uma sinfonia de Mahler”. 

Monteiro estará à frente da OSPA para interpretar “Concerto para Piano n°2 em Ré Menor, Op. 40”, de Mendelssohn. A peça foi estreada no Festival de Birmingham de 1837, na Inglaterra. Composta ao longo de seis meses, a obra pode ter sido influenciada por dois fatos importantes na vida do compositor: a perda recente de seu pai Abraham e o casamento com Cécile Jeanrenaud (o concerto foi iniciado durante a lua de mel).

Série de palestras 

Ao longo de 2022, a OSPA convidará especialistas para falarem sobre o repertório de cada concerto e aproximar a música do público. O projeto, batizado de Notas de Concerto – Preleções sobre as obras da temporada OSPA, prevê palestras curtas e gratuitas apresentadas antes dos concertos da série Casa da OSPA. O primeiro convidado é Francisco Marshall, professor da UFRGS, pianista e ativista cultural. O evento acontece na Sala de Recitais da Casa da OSPA, às 16h, e tem entrada franca.

Notas de Concerto, com Francisco Marshall
Quando: sábado, 12 de março, às 16h
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA
Entrada franca

Saiba mais sobre o projeto Notas de Concerto

Lançamento da temporada 2022 

O público terá a oportunidade de conhecer a programação completa da temporada em uma live marcada para segunda-feira, 7 de março, às 19h. Diretamente da Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube, o maestro e diretor artístico Evandro Matté revelará a agenda completa do ano e comentará os destaques. O evento contará com a participação da Secretária de Estado da Cultura do RS, Beatriz Araujo, e do Presidente da Fundação OSPA, Luis Roberto Ponte, além da apresentação de um quarteto de cordas formado por músicos da OSPA. Saiba mais aqui.

Sobre Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Sobre Eduardo Monteiro (piano)

 Eduardo Monteiro estudou no Rio de Janeiro (UFRJ), Itália (Fondazione Internazionale per il Pianoforte – Lago de Como), França (Sorbonne) e estados Unidos (New England Conservatory). Primeiro lugar no Concurso Internacional de Colônia (89) e 3º lugar em Dublin (91) e em Santander (92), foi solista das principais orquestras do Brasil e de renomadas orquestras do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena, a Sinfônica de Novosibirsky, a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola. Apresentou-se com os principais Maestros do país e com regentes como Yuri Temirkanov, Mariss Jansons, Dimitri Kitayenko, Philippe Entremont e Arnold Katz. Em sua discografia destaca-se o CD Piano Music of Brazil, gravado pelo selo inglês Meridian Records e lançado em recital no Wigmore Hall de Londres. Este trabalho obteve críticas extremamente elogiosas em conceituadas revistas especializadas internacionais. Foi Diretor da Orquestra Sinfônica da USP, Diretor e, atualmente, Vice-Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Desenvolve pesquisas na área de práticas interpretativas e música brasileira. Ocupa um lugar de destaque no panorama da formação pianística no país. Seus alunos conquistaram numerosas premiações em concursos no Brasil e no exterior, com destaque para o 1o prêmio no 25o Concurso Internacional de Piano Clara Haskil na Suíça, em 2013.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)

Concerto de abertura da temporada 2022
Série Casa da OSPA – SINFONIA TITÃ
Quando: 12 de março de 2022, às 17h
Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS)
INGRESSOS ESGOTADOS!
Estacionamento: gratuito, no local. 
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e culturaemcasa.com.br
Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Protocolos sanitários: a OSPA segue as orientações do Governo do Estado do RS relativas à pandemia da Covid-19, que incluem ocupação reduzida da Sala Sinfônica, disponibilização de álcool gel aos visitantes, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas. Visitantes devem usar máscara durante todo o concerto.

Programa:

Mendelssohn, Felix | Concerto para piano nº 2 em Ré Menor, Op. 40
I. Allegro appassionato
II. Adagio. Molto sostenuto
III. Finale. Presto scherzando

Intervalo

Mahler, Gustav | Sinfonia nº 1, “Titã”  
I.  Langsam. schleppend – Im anfang sehr gemächlich
II. Kräftig bewegt, doch nicht zu schnell
III. Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen
IV. Stürmisch bewegt

Direção Artística:
Evandro Matté 

Apresentação:
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre