Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA abre julho sob chuva de aplausos com homenagem a Piazzolla

Publicação:

O quinto concerto da Série Casa da OSPA reuniu diversos destaques em um programa diversificado, além de uma homenagem ao centenário de Astor Piazzolla. Com ingressos disputados, a apresentação teve regência de Arthur Barbosa, violinista da orquestra e maestro da Orquestra Eleazar de Carvalho.

O concerto do último sábado iniciou com duas obras de estilo clássico: “Sinfonietta”, de Harald Genzmer, e “Concerto para violoncelo e orquestra em Dó menor, CWYC98”, de Johann Christian Bach. A segunda composição, aclamada, contou com solo do violoncelista da OSPA Jovem Rafael Honório Sobrinho, que fez sua estreia com a orquestra porque venceu o Concurso para Jovens Solistas do Conservatório de Música da OSPA em 2019.

A segunda parte do espetáculo reuniu “Introducción al Angel”, “Ave Maria” e “Melancólico Buenos Aires”, três obras do pai do novo tango, Piazzolla, finalizadas com uma chuva de aplausos do público. O desfecho ficou a cargo do regente da tarde, Arthur Barbosa, que executou duas obras de sua autoria – “Toada e Desafio” e a estreia mundial de “Choro Breve”. A OSPA volta a homenagear o compositor argentino no dia 17 de julho.

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o evento seguiu os seguintes protocolos de segurança: ocupação de até 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e ao ocupar as poltronas da Sala de Concerto.

CLIQUE AQUI para assistir à apresentação.

Confira as fotos do espetáculo!

Crédito das Imagens: Leandro Rodrigues

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre