Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA Jovem faz concerto gratuito neste domingo

Publicação:

Estudantes do conservatório terão a oportunidade de mostrar seus talentos na apresentação, que ocorre na Casa da OSPA

No próximo domingo (28), o conjunto orquestral mais avançado da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), faz sua estreia na temporada de 2023. A OSPA Jovem apresenta obras de Jean Sibelius, Heitor Villa-Lobos e Joseph Haydn na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, às 17h. Quem conduz o grupo é o violinista, compositor e regente Arthur Barbosa. A entrada é franca.

A OSPA Jovem é um grupo orquestral que oferece grande possibilidade de profissionalização aos estudantes do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. Muitos ex-alunos que já passaram pelo conjunto atualmente fazem parte da OSPA ou outras orquestras profissionais. Nesta estreia, em 2023, a apresentação inicia com “Valse Triste, Op. 44, nº 1”, do maior compositor finlandês, Jean Sibelius (1865 – 1957).  O regente titular da OSPA Jovem, Arthur Barbosa, ressalta o caráter clássico da obra, apesar de não ter sido escrita durante o período: “‘Valse Triste’ é uma obra do período romântico, mas copia uma orquestração mais clara e límpida, inclusive sem a grandiosidade de alguns instrumentos de metais, que foram ainda pouco usados no período clássico”.

Em seguida, a OSPA Jovem executa “Sinfonietta nº 1”, de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959). Dedicada  à Wolfgang Amadeus Mozart, o compositor mescla nesta obra elementos de orquestração que remetem ao classicismo e elementos nacionalistas brasileiros. O espetáculo encerra com a “Sinfonia nº 100 em Sol Maior, ‘Militar’”, de Joseph Haydn (1732 – 1809), compositor austríaco considerado uma das figuras mais importantes do período clássico. “Pode-se dizer que o concerto alude a um período da história da música onde a transparência musical era de todo utilizada pelos compositores, mas sem abdicar da grandiosidade e da eloquência em alguns trechos das obras”, complementa Arthur.

OSPA Jovem

A OSPA Jovem é a Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. É regida pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. É parte essencial da formação musical oferecida pela instituição: é na OSPA Jovem que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto. A OSPA Jovem vem realizando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições. Em 2015, venceu o “Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras”, então voltado a orquestras jovens. Os concertos da OSPA Jovem integram as temporadas oficiais de concertos da OSPA.

Arthur Barbosa (regente)

Violinista de formação, compositor, arranjador e regente, Arthur Barbosa é membro da OSPA desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da OSPA Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da OSPA. Foi também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra”, em Nova York. Fora das salas de concerto, atuou como membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil, entre 2015 e 2016.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

Concerto da Série Escola de Música da OSPA – OSPA Jovem
DOMINGO, 28 DE MAIO DE 2023
Início do concerto: às 17h.
Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501).
Entrada Franca
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

PROGRAMA

Jean Sibelius | Valse Triste, Op. 44, nº 1

Heitor Villa-Lobos | Sinfonietta nº 1
I. Allegro giusto
II. Andante non troppo
III. Andantino

Joseph Haydn | Sinfonia nº 100 em Sol Maior, “Militar”
I. Adagio - Allegro
II. Allegretto
III. Minuet - Trio. Moderato
IV. Finale. Presto

Apresentação: Orquestra Jovem da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Direção Artística: Evandro Matté
Regência: Arthur Barbosa

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre