O Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos dá continuidade à série de recitais “Vozes do Ópera Estúdio 2023” com duas apresentações no dia 26 de julho. Estão programadas duas sessões: às 15h, voltada a estudantes (mediante inscrição prévia da escola por e-mail até o dia 24/07), e às 19h, para o público geral (com entrada por ordem de chegada e doação de 2kg de alimento). Ambas ocorrem no Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Complexo Cultural Theatro São Pedro.
A série de recitais “Vozes do Ópera Estúdio 2023” é uma vitrine para os talentos do Ópera Estúdio e também uma nova opção de programa acessível para os amantes do canto lírico. Ao todo, estão previstas sete apresentações em quatro datas – as últimas quartas-feiras de junho (confira registros do evento), julho, agosto e setembro. Para os recitais do dia 26/07, cada cantor escolheu uma obra solo para interpretar, com acompanhamento do pianista Patrick Menuzzi. O repertório inclui peças consagradas de Vivaldi, Leoncavallo, Berlioz, Gounod, Sir Arthur Sullivan, Mozart, Donizetti, Verdi, Bizet, Puccini, Chapí, Strauss II e Bernstein (acesse o repertório completo). Antes de cantar, cada artista conversa com o público sobre a história da música. O aspecto teatral da ópera também é evidenciado com peças de figurino e ambientação intimista, com decoração a luz de velas.
Sobre o Ópera Estúdio
O Ópera Estúdio oferece a cantores em início de carreira a possibilidade de estudar junto de uma equipe multidisciplinar de professores. Financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, o projeto é realizado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e tem a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP). Após uma seleção por audições, em maio, 27 participantes foram escolhidos para seis meses intensos de aulas com grandes referências da música no Brasil. Ao longo de 2023, o público poderá acompanhar a evolução da turma em quatro recitais e também no espetáculo de encerramento que será realizado em novembro, a montagem completa da ópera “Carmen”, de Georges Bizet.
A primeira edição do Ópera Estúdio, em 2022, inaugurou um novo capítulo na história da ópera no Rio Grande do Sul. A turma de 18 cantores pôde aprimorar suas habilidades em aulas semanais de canto, repertório, expressão corporal e cênica, entre muitos outros assuntos que somaram uma carga horária superior a 1.000 horas. No final do ano, o projeto culminou na encenação da opereta “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár, em adaptação inédita.
Assim como em 2022, o diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, assume a coordenação-geral do Ópera Estúdio em 2023. Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são os diretores pedagógicos do projeto.
SECRETARIA DA CULTURA DO RS E ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
2º Recital Vozes do Ópera Estúdio 2023
Árias e trechos de óperas consagradas interpretadas pelos alunos do Ópera Estúdio
QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2023
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Multipalco Eva Sopher do Complexo Cultural Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº)
Horários:
15h – público estudantil, mediante inscrição prévia da escola até o dia 24/07 pelo e-mail atendimento.ospa@gmail.com
19h – público geral, com entrada por ordem de chegada e doação de 2kg de alimento
Classificação Etária: Livre
Mais informações: ospa.rs.gov.br/opera-estudio
FICHA TÉCNICA ÓPERA ESTÚDIO
Coordenação Geral: Evandro Matté.
Direção Pedagógica: Flávio Leite e Eiko Senda.
Produtora: Brenda Knevitz.
Professores de Canto: Eiko Senda e Flávio Leite.
Professora de Expressão Corporal e Criação de Personagem: Carlota Albuquerque.
Professor de Repertório: Sérgio Sisto.
Professor de Oficina de Conjuntos e Produção de Espetáculos: Carlos Rodriguez.
Pianistas da Classe de Canto e Oficina de Conjuntos e Produção de Espetáculos: Patrick Menuzzi.
Cantores do Ópera Estúdio 2023: Camila Umpiérrez, Carolina Braga, Cecília Salatti, Elisa
Lopes, Fernando Wielewicki, Gabriela Nunes, Gaia Schenini, Gonzalo Lamego,
Guilherme Roman, Izabella Domingos, Jou Bennemann, Kauanny Klein, Maicon
Cassânego, Oséas Duarte, Roger Nunez, Vinícius Braga, Rita Mauch, Auildo Munhoz, Leonardo Menin, Paula Schwartz, Maria Clara Vieira, César Pereira, Gabriela Jucá, Raissa Rochadel, Cristiano Mariotti, Kamila Queiroz e Bruno Mezzono.