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Ópera Estúdio da OSPA conclui primeira edição com turma de 18 cantores líricos encenando “A Viúva Alegre”

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A primeira turma do Ópera Estúdio da OSPA pôde demonstrar, no último domingo, o conhecimento adquirido nos últimos seis meses. Com a estreia de uma nova adaptação para a opereta “A Viúva Alegre” chegou ao fim a primeira edição do curso de aperfeiçoamento de cantores líricos promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). O projeto ofereceu a 18 alunos, selecionados por meio de audições, o acesso gratuito a aulas semanais de canto e oficinas onde puderam aprimorar suas habilidades junto a grandes especialistas do mundo da ópera e sem nenhum custo. 

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, salienta a importância da iniciativa: “O projeto ‘Ópera Estúdio’ é um marco para o canto lírico de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Com a iniciativa conjunta da Secretaria da Cultura do RS e da OSPA, o projeto retomou a tradição de realização e incentivo à ópera do nosso estado”, avalia. Para o diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, o curso “preenche uma lacuna de formação para cantores que buscam a profissionalização, e o resultado foi esplêndido com a apresentação da opereta ‘A Viúva Alegre’, de Franz Lehár”.

Segundo Flávio Leite, diretor pedagógico do Ópera Estúdio, o curso é a concretização de um sonho para gerações de cantores e profissionais da ópera gaúchos. A proposta é oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento a profissionais em início de carreira: “É o famoso ganho de experiência assistida, no qual os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar de professores e recebem formações complementares fundamentais para o exercício da profissão, sem falar no espaço onde colocar em prática novas e já solidificadas habilidades”, explica. 

Após uma criteriosa seleção em audições públicas, 18 cantores líricos formaram a primeira turma do Ópera Estúdio da OSPA. Entre junho e dezembro de 2022, eles tiveram acesso gratuito, a aulas semanais de Canto com os professores Laura de Souza, Flávio Leite e Eiko Senda; Repertório, com Sérgio Sisto, e Expressão Corporal e Cênica, com Laura de Souza e Cristine Guse. Ocorreram também módulos intensivos com duração de uma semana: O Núcleo da Voz, com Eiko Senda, Técnica de Alexander e Voz, com Gabriela Geluda, Prática de Conjuntos Vocais e Repertório, com Alessandro Sangiorgi, Dança e o Corpo em Movimento, com Igaah Hamad, Dicção, Fonética e Alfabeto Fonético Internacional, com Verushka Meinhard, Marketing para Músicos e Planejamento de Carreira, com André Meneghello, Mindfulness para Músicos, com Flávio Leite, além de masterclasses com convidados estelares da Temporada 2022 da OSPA, como Martin Muehle, Carla Maffioletti, Rosana Lamosa, Gabriella Pace, Denise de Freitas e Carlos Rodriguez. 

Durante o período letivo, os alunos do projeto puderam atuar na opereta da OSPA “O Morcego” – como protagonistas e também como “doppiones” – e debutar como solistas da orquestra em concertos pelo interior do Estado. No último domingo, 11/12, o projeto culminou na encenação de “A Viúva Alegre”, uma divertida história de amor com papeis adequados a alunos em diferentes níveis de desenvolvimento. “Em uma opereta são necessárias múltiplas habilidades de um cantor profissional, pois tem canto, dança, atuação com música e diálogos falados, exatamente as ferramentas desenvolvidas ao longo do curso”, comenta Leite. Encomendar uma nova versão em português da história ao jovem dramaturgo porto-alegrense Henrique Cambraia, foi outra escolha pedagógica do diretor, pois os alunos são incentivados a usar seus próprios recursos interpretativos. 

O espetáculo foi dedicado à grande soprano e pedagoga Laura de Souza, professora do Ópera Estúdio da OSPA falecida em julho. 

Confira os registros do espetáculo por Vitória Proença:

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA (SEDAC-RS) | ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)

A VIÚVA ALEGRE – Opereta de Franz Lehár em três atos
Espetáculo de Encerramento do Ópera Estúdio da OSPA
Domingo, 11 dezembro, às 16h e às 19h, na Casa da OSPA

Ficha Técnica

Direção artística: Evandro Matté
Direção-geral: Flávio Leite
Direção vocal: Eiko Senda
Direção musical: Sérgio Sisto
Direção cênica e concepção: Áurea Batista
Direção de arte: Antônio Rabàdan
Assistência de direção: Veridiana Mendes
Preparação corporal: Cristine Guse
Piano: Patrick Menuzzi
Coreografia: Nina Braga
Versão inédita comissionada para o português: Henrique Cambraia
Editoração da partitura: Pedro de los Santos
Legendas: Marina Gimenez
Assistência de figurino: Madi Muller, Heloísa Giannetti Miceli, Ellen Correia, Veridiana Pinos, Hanny
Barcelos, Janaina Araujo e Kaila Costa
Aderecista: Valquiria Cardoso

Elenco*

*Os participantes do projeto se alternaram nos papéis protagonistas das duas apresentações.

Hanna Glawary: Paolla Soneghetti (16h) e Yasmini Vargaz (19h)
Conde Danilo: Lazlo Bonilla (16h) e Adolfo Amaral (19h)
Valenciene: Carolina Braga (16h) e Elisa Lopes (19h)
Camille: Leonardo Menin (16h) e Francisco Amaral (19h)
Cascada: Vinícius Braga
Saint Brioche: Oséas Duarte
Barão Zeta: Guilherme Roman
Niegus: Henrique Cambraia
Olga: Gabriela Nunes
Kromow: Adolfo Amaral (16h) e Lazlo Bonilla (19h)
Bogdanowitch: Francisco Amaral (16h) e Leonardo Menin (19h) 
Silvia: Claudiana Becker
Lolô: Deizi Nascimento
Dodô: Camila Umpierrez
Margot: Alice Fontanella
Bailarinos: Andi Goldenberg, Nina Braga, Sulie Lima e Teti Tedesco

ÓPERA ESTÚDIO DA OSPA

Direção Artística: Evandro Matté
Direção Pedagógica: Flávio Leite
Produtora: Brenda Knevitz 
Professores de Canto: Eiko Senda, Flávio Leite e Laura de Souza (in memoriam) 
Professores de Expressão Corporal e Cênica: Cristine Guse e Laura de Souza (in memoriam) 
Professor de Repertório: Sérgio Sisto
Pianistas da classe de canto: Daniel Benitz e Patrick Menuzzi

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre