Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Nota de pesar: Vera Campos

Publicação:

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, lamenta o falecimento da cantora lírica Vera Campos. Como cantora solista da orquestra, a soprano fez parte da história da OSPA e encantou a todos com seu timbre único na música de concerto do Rio Grande do Sul.

Natural de Cachoeira do Sul, iniciou seus estudos de música como aluna de canto com Julieta Bernardes e Vilma Sardi. Em 1963 graduou-se no Curso Superior de Música do Instituto de Artes da UFRGS, orientada por Olga Pereira. Um ano depois, em concurso no mesmo estabelecimento, obteve uma Medalha de Ouro. Posteriormente, concluiu o Curso da Escola de Ópera da OSPA.

Em seus mais de 50 anos de carreira, já atuou sob a regência de Pablo KomlósRoberto Eggers, Eleazar de Carvalho, Alfredo Hülsberg, Nestor Wennholz entre outros grandes nomes da música. Com repertório diverso, nomes como Mozart, Puccini, Bizet, Donizetti, Carlos Gomes, J. Strauss e Franz Lehár se destacam. Segundo a crítica especializada, sua dicção era impecável. Em 1977, participou da Ópera Farrapos, em 1984 interpretou Violetta em La Traviata e em 1985 Hanna em A Viúva Alegre, ambas montagens da OSPA.

Informações sobre os atos fúnebres não foram divulgados até o momento. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas e nosso reconhecimento por sua contribuição à arte e à cultura.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre