Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

NOTA DE PESAR: Ubirá Tadeu Leal (1946 - 2024)

Publicação:

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, lamenta o falecimento de Ubirá Tadeu Leal. Como superintendente administrativo da Fundação OSPA, Leal deu enorme contribuição para a música de concerto no Rio Grande do Sul.

Nascido em 8 de março de 1946, em Rio Pardo, Ubirá Tadeu Leal era contador e servidor da Secretaria da Fazenda. Cedido à Fundação OSPA, foi, por duas vezes, superintendente administrativo da instituição – de 1984 a 1991 e novamente de 2003 a 2011.

Muito admirado por seus colegas na administração da OSPA, Ubirá conhecia bem os trâmites burocráticos e a legislação, servindo a OSPA com grande esmero. O violinista da OSPA Elsdor Lehnhart, lembra que o superintendente auxiliou os músicos em inúmeros projetos, entre eles a estruturação da Associação de Funcionários da OSPA.

Os atos fúnebres em sua memória serão realizados na quarta-feira (09/10), das 7h às 11h, na sala 4 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre