A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, manifesta com profundo pesar o falecimento de Enos Andrades Henriques, trompista e professor da orquestra que integrou nossa instituição.
Enos iniciou sua trajetória na OSPA em 13 de dezembro de 1988, dedicando-se com excelência e compromisso até sua aposentadoria em 21 de maio de 2010. Além de contribuir artisticamente como músico, destacou-se por sua atuação como professor, transmitindo conhecimento e inspiração às novas gerações de instrumentistas.
Alexandre Ostrovski, um de seus alunos, lembra com carinho a dedicação e sonoridade do professor. “ aquele era o som que eu tinha como referência. Me lembro de uma ocasião que eu tinha prova na orquestra de Copenhagen para fazer, e o meu instrumento de última hora teve problema, o Enos prontamente ofereceu o seu para que eu pudesse fazê-la”, contou o músico.
Reconhecido por sua gentileza, educação e espírito solidário, o músico também deixou uma marca fora do universo musical. Paulo Paranhos, seu colega na orquestra, contou que “Enos era muito gentil, educado, religioso e sempre estava pronto para ajudar!”.
Os atos fúnebres em sua homenagem serão realizados na quinta-feira (12/12), às 22h, com encerramento na sexta-feira (13/12), às 10h, na sala 4 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.
Neste momento de tristeza, a OSPA expressa suas condolências e solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Enos Andrades Henriques, reafirmando nosso profundo respeito e gratidão por seu legado.