Maestro Felipe Prazeres conduz a OSPA em concerto com obras de Puccini, Bottesini e Elgar (25/10)

A apresentação, marcada para o dia 25 de outubro, contará com solo dos contrabaixistas Carlos Torrecilhas e Rafael Figueredo

No dia 25 de outubro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS), apresenta Variações Enigma,  sob a regência de Felipe Prazeres. Os solistas, ambos músicos da OSPA, são os contrabaixistas Carlos Torrecilhas e Rafael Figueredo. O programa inclui obras de Giacomo Puccini, Giovanni Bottesini e Edward Elgar. O concerto, que acontece na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, ocorre às 20h e seus ingressos podem ser encontrados no Sympla, por valores entre R$ 10 e R$ 50.

Foto horizontal do maestro Felipe Prazeres em ação, segurando uma batuta na mão direita e com a mão esquerda levantada à altura do peito, com os dedos ligeiramente abertos. Ele usa uma camisa preta de botões. À esquerda da imagem, parcialmente visível, há uma pessoa careca, sentada de perfil, segurando um instrumento. O fundo é escuro, e a iluminação destaca o maestro e parte da orquestra ao seu redor.
O maestro Felipe Prazeres, fará a regência da apresentação - Foto: Renato Mangolin
A apresentação marca o retorno de Felipe Prazeres a OSPA, onde já se apresentou como solista e agora volta como regente. Prazeres é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de atuar frequentemente como regente da Orquestra Petrobrás Sinfônica, onde é violinista spalla. É um dos fundadores da Academia Juvenil, projeto socioeducativo de música. No Theatro Municipal, já dirigiu óperas como “O Barbeiro de Sevilha”, “Carmen” e “O Elixir do Amor”.

O repertório da noite começa com o Intermezzo, marcante trecho instrumental da ópera Manon Lescaut, de Giacomo Puccini. Em seguida, os contrabaixistas Carlos Torrecilhas e Rafael Figueredo executam Passione Amorosa, de Giovanni Bottesini, uma peça escrita para dois contrabaixos. Conforme explica Prazeres, “é sempre bacana e inusitado ter solo de contrabaixo, instrumento essencial para a base harmônica dos concertos”. Além de serem colegas na OSPA, os dois solistas são naturais de São Paulo, onde estudaram na Academia de Música da OSESP, com a professora Ana Valéria Poles.

Para encerrar, o maestro conduz a execução das Variações Enigma, de Edward Elgar, uma obra conhecida por envolver um mistério nunca resolvido. De acordo com Prazeres, “Variações Enigma é uma das obras mais importantes do repertório sinfônico ocidental, da virada do século XIX para o século XX”. A peça é uma homenagem bem-humorada, segundo o maestro, para pessoas que passaram pela vida de Elgar, como seus amigos e sua esposa. O enigma do título diz respeito a uma melodia que estaria escondida na música, mas nunca foi encontrada. O compositor faleceu antes de revelar o segredo.

Antes da apresentação, às 19h, o violoncelista e mestre em música Murilo Alves, na palestra Notas em Concerto, explicará a escolha do repertório e das peças. O encontro será na Sala de Recitais e terá transmissão ao vivo pelo YouTube, assim como o concerto.

Cartaz horizontal promocional de um concerto. No lado esquerdo, há três homens: à esquerda, um músico com contrabaixo e camisa preta; no centro, um maestro de paletó preto e gravata borboleta branca segurando uma batuta; e à direita, outro músico com contrabaixo, usando camisa preta e óculos. O fundo é escuro, com a iluminação destacando as figuras.

No lado direito, está o texto: "Ministério da Cultura apresenta OSPA 2024 Série Casa da OSPA
Variações Enigma
Sexta-feira, 20h

Regência: Felipe Prazeres
Solistas: Carlos Torrecilhas (Contrabaixo) e Rafael Figueiredo (Contrabaixo)
Direção Artística: Evandro Matté

Complexo Cultural Casa da OSPA
CAFF - Av. Borges de Medeiros, 1501"

Na parte inferior, há logos de apoiadores e patrocinadores.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto da Série Casa da OSPA – Variações Enigma
SEXTA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2024
Início do concerto: às 20h. Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Murilo Alves.
Onde: Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50 em sympla.com.br/casadaospa ou na Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
Acesse o programa do concerto

Estas atrações disponibilizam medidas de acessibilidade.

Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk.
Apoio da Temporada Artística: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity e Imobi.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.