Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Israel Oliveira, trompista da OSPA, é aclamado com Prêmio Punto 2021 da International Horn Society

Publicação:

Crédito da Imagem: Leandro Rodrigues

O trompista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e professor da Escola de Música da OSPA, Israel Oliveira, foi agraciado com o Prêmio Punto 2021, promovido pela International Horn Society. A distinção, anunciada na sexta-feira (13), contemplou o brasileiro e o alemão Christoph Eß, em virtude de suas contribuições para a arte da trompa. O prêmio faz parte de uma indicação anual dos conselheiros e elege os músicos pela maioria dos votos. É a segunda vez na história da honraria, criada em 1985, que um instrumentista latino-americano a conquistou

O caminho para a láurea ganhou força em 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando Israel criou o grupo Coronahorns, que incentivou alunos e músicos a praticarem em meio ao isolamento social. O projeto se disseminou e, em setembro do mesmo ano, originou o Latinoamericahorns, primeiro coletivo de trompa na América Latina, que estimula, de forma virtual, a prática, a troca de conhecimentos e a celebração do instrumento.

Natural de São Paulo, Israel Oliveira é trompa solo da OSPA e professor do instrumento no Conservatório Pablo Komlós. Atua em formações orquestrais, música de câmara, bandas sinfônicas e festivais no Brasil e na América Latina. Representante da Associação Brasileiras de Trompistas no Estado, em 2018 coordenou o 5º Encontro Brasileiro e o 2º Encontro Latino-Americano de Trompistas. Com os projetos on-line em meio à pandemia, reuniu representantes da trompa de todos os cantos do mundo, promovendo encontros e aulas on-line compartilhadas por professores e profissionais da cultura.

Saiba mais sobre o coletivo: latinoamericahorns.com

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre