II Festival de Clarinetistas encerra com recital na Casa da OSPA

No dia 14 de maio, o Festival Internacional de Clarinetistas de Porto Alegre encerra sua segunda edição com um recital especial, que também integra a Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria da Cultura do RS. O espetáculo percorre obras escritas por referências mundiais do clarinete, como “After You, Mr. Gershwin!”, de Béla Kovács, compositores ecléticos do século 20, como Joseph Horovitz, e compositores contemporâneos, como o brasileiro André Mehmari.

Para a apresentação, o clarinetista Cristiano Alves, professor na UFRJ e dono de uma destacada carreira internacional como solista, e Ovanir Buosi, primeiro clarinete da Osesp e docente da Academia Osesp juntam-se à Liliana Michelsen, pianista brasileira com destacada experiência camerística.

O evento acontece no domingo (14), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. A apresentação tem entrada franca e por ordem de chegada, sem necessidade de reservar ingressos.

Série Música de Câmara

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 3ª edição na Temporada 2023.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara – Recital de Encerramento do II Festival Internacional de Clarinetistas de Porto Alegre

Quando: domingo, 14 de maio de 2023, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.

Programa:

Marcel Dautremer | Recitativo e Improviso

André Mehmari | Duas Peças para Clarinete e Piano
I. Rastapé

Béla Kovács | After you, Mr. Gershwin!

Joseph Horovitz | Sonatina para Clarinete e Piano

Felix Mendelssohn | Konzertstück nº 2, Op. 114

Apresentação: Cristiano Alves (clarinete), Ovanir Buosi (clarinete) e Liliana Michelsen (piano)
Direção Artística: Evandro Matté

Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.