Músicos da OSPA tocam de Chiquinha Gonzaga a Michael Jackson em abrigos

Por Luiza Piffero / Ascom OSPA

Enquanto a Casa da OSPA não retoma suas atividades, a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre participa da Rede de Ações Culturais de Emergência, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) que leva música, literatura, cinema e artes visuais a pessoas desabrigadas pelas enchentes.

OSPA Abrigos (Créditos  Luiza Piffero)  3
Quinteto de clarinetes da OSPA na Paróquia São Martinho. Crédito: Luiza Piffero - Foto: Luiza Piffero
OSPA Abrigos (Créditos  Luiza Piffero)  5

Na tarde de segunda-feira, 3 de junho, dois grupos de câmara da orquestra visitaram abrigos em Porto Alegre. O abrigo da Paróquia São Martinho, na zona sul, recebeu um quinteto formado a partir do naipe de clarinetes da orquestra: Samuel Rodrigues de Oliveira, Ariane Rovesse, Diego Grendene, Augusto Maurer e Marcelo Piraíno. Um pequeno e animado público formado por mães e filhos, acompanhou com atenção e reconheceu as músicas “O Corta-Jaca”, de Chiquinha Gonzaga, e “The Entertainer”, de Scott Joplin e Bew. Reinier. O programa também incluiu Astor Piazzolla, Hermeto Pascoal, Roland Cardon e Vittorio Monti.

VEJA COMO FOI O PRIMEIRO ENCONTRO DA REDE DE AÇÕES CULTURAIS DE EMERGÊNCIA

No final da tarde, um quarteto de cordas formado por Brigitta Calloni, Geovane Marquetti, Vladimir Romanov e Tácio César Vieira visitou um grande alojamento montado no Vida Centro Humanístico, na Nona Norte. Lá, os músicos promoveram um momento de tranquilidade e alegria no pátio interno tocando desde peças de Mozart e Guerra-Peixe até arranjos de Beatles, Christina Perry, Michael Jackson e Leonardo.

OSPA Abrigos (Créditos  Luiza Piffero)  72
Quarteto de cordas da OSPA no Vida Centro Humanístico. Crédito: Luiza Piffero - Foto: Luiza Piffero

Em 11 de junho, o Vida Centro Humanístico foi novamente visitado, desta vez por outro quarteto de cordas. Por volta das 16h, assim que a recreação das crianças acabou, quatro músicos da OSPA se instalaram no pátio interno do alojamento e tocaram para o jovem público. O quarteto formado por Francisco Coser e Wesley Ferreira (violinos), Álvaro Aguirre (viola) e Philip Mayer (violoncelo) preparou um repertório de músicas de Tom Jobim, como “Chega de Saudade”, “Wave”, “Corcovado” e “Garota de Ipanema”, além do “Divertimento em Si bemol Maior K. 137”, de Mozart, e o “Hino Rio-Grandense”.

2024 06 11   OSPA Quarteto de cordas no Vida Centro Humanístico   Crédito Luiza Piffero, AsCom OSPA 21
Segundo Quarteto de Cordas da OSPA visita o Vida Centro Humanístico. Crédito: Luiza Piffero - Foto: Luiza Piffero, AsCom OSPA