Fagote, trombone e piano são destaques de recital gratuito na Casa da OSPA (6/08)

Músicos se dividem em três formações para apresentar obras do período Barroco ao Contemporâneo

Por Leonel Jacques / Ascom OSPA

A Sala de Recitais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – fundação vinculada à Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS) – está de portas abertas para uma programação imperdível neste domingo (6), às 18h. O 6º recital da Série Música de Câmara em 2023 reúne obras para fagote, trombone e piano. Os músicos da OSPA José Milton Vieira e Sabryna Pinheiro de Faria interpretam, em duo, transcrições para trombone de estudos para clavicórdio de G. F. Telemann. A fagotista da OSPA Ange Bazzani e o pianista convidado Paulo Bergmann apresentam obras aclamadas de Saint-Saëns e Villa-Lobos. Paulo também se junta a José Milton para executar composições originais para trombone e piano. A entrada é franca e por ordem de chegada.

A dupla José Milton Vieira e Sabryna Pinheiro de Faria apresenta transcrições para trombone realizadas a partir de obras de Georg Philipp Telemann (1681 – 1767) para clavicórdio, instrumento semelhante ao cravo utilizado principalmente nos períodos Barroco e Clássico. O repertório contempla “Fantasia para Clavicórdio nº2”, o movimento “Passacaille” de “Suíte-Abertura, TWV 55:D18”, e “Sonata Canônica nº 1”. José Milton destaca a relevância destas adaptações para trombone: “Além do desafio técnico, estas transcrições funcionam como uma forma de os trombonistas poderem ter contato com a música barroca, período em que o instrumento quase não foi contemplado com obras originais”.

Logo depois, a fagotista Ange Bazzani e o pianista Paulo Bergmann interpretam uma das mais renomadas obras para fagote – a “Sonata para Fagote e Piano em Sol Maior, Op. 168”, um dos últimos trabalhos do grande compositor francês Camille Saint-Saëns (1835 – 1921). A peça foi um dos esforços do compositor para expandir o repertório solo de instrumentos que não costumavam ser considerados para tal destaque. A dupla retorna para apresentar “Ciranda das Sete Notas”, obra do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) que possui, originalmente, acompanhamento de uma pequena orquestra de cordas. Villa-Lobos escreveu a peça explorando ao máximo as capacidades técnicas e sonoras do fagote, instrumento com o som mais grave da família dos sopros de madeira.

Neste recital, o pianista convidado Paulo Bergmann se junta a José Milton Vieira para apresentar também obras originais para trombone e piano. De Fernando Deddos (1983 – ), compositor e eufonista brasileiro, o programa inclui “Modinha de Infância”. Do compositor, pianista e maestro francês Jean-Michel Defaye (1932 – ), os músicos executam “À La Manière de Schumann”, parte de uma série em que o compositor homenageia grandes nomes da música. Na parte final do recital, o duo ainda retorna para interpretar “Deux Danses”. José Milton destaca o aspecto contrastante desta obra de dois movimentos de Defaye: “A ‘Dança Sacra’ tem o lirismo como base dominante em todo movimento, com linhas melódicas que lembram uma balada de jazz; o segundo movimento, a ‘Dança Profana’, é extremamente rítmico e foi baseado no carnaval brasileiro da década de 50 do século XX”.

Série Música de Câmara

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 6ª edição na Temporada 2023.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara – À Maneira de Fagote, Trombone e Piano
Quando: domingo, 6 de agosto de 2023, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Programa:

Georg Philipp Telemann | Fantasia para Clavicórdio nº 2 em Ré Menor, TWV 33:2

Georg Philipp Telemann | Suíte-Abertura, TWV 55:D18
IV. Passacaille

Georg Philipp Telemann | Sonata Canônica nº 1, TWV 40:118

Apresentação: Sabryna Pinheiro de Faria (trombone) e José Milton Vieira (trombone)

Camille Saint-Saëns | Sonata para Fagote e Piano em Sol Maior, Op. 168
I. Allegretto moderato
II. Allegro scherzando
III. Adagio
IV. Allegro moderato

Apresentação: Ange Bazzani (fagote) e Paulo Bergmann (piano)

Jean-Michel Defaye | À la Manière de Schumann

Fernando Deddos | Modinha de Infância

Apresentação: José Milton Vieira (trombone) e Paulo Bergmann (piano)

Heitor Villa-Lobos | Ciranda das Sete Notas

Apresentação: Ange Bazzani (fagote) e Paulo Bergmann (piano)

Jean-Michel Defaye | Deux Danses
I. Danse Sacrée
II. Danse Profane

Apresentação: José Milton Vieira (trombone) e Paulo Bergmann (piano)

Direção Artística: Evandro Matté

Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.