Instituições interessadas podem se inscrever para receber apresentações em 2023
Os estudantes da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) voltarão a circular por diversas instituições da capital gaúcha e região metropolitana a partir da próxima semana. A edição 2023 do projeto Escola da OSPA na Comunidade levará grupos de alunos para realizar apresentações em escolas, hospitais e outros locais. As instituições interessadas em receber o projeto podem fazer a solicitação à Escola da OSPA. É preciso encaminhar o pedido para o e-mail secretaria.escola.ospa@gmail.com.
Na agenda de 2023, estão previstos 14 recitais, realizados sempre nas quintas-feiras à tarde ao longo do ano. O primeiro deles é no dia 4 de maio, às 14h30, no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – a apresentação na Casa do Menino Jesus de Praga, que havia sido anunciada anteriormente, precisou ser adiada. Um quarteto formado por estudantes de flauta, violino, viola e violoncelo fará uma apresentação voltada a pacientes e funcionários da instituição. Para animar a tarde no hospital, serão tocadas desde peças tradicionais de Ludwig van Beethoven e Johann Sebastian Bach até arranjos da banda Coldplay e da trilha sonora de Star Wars.
Lançado em 2015, o Escola da OSPA na Comunidade já ultrapassou a marca de 100 apresentações. A sua proposta é levar a música de concerto a espaços onde ela raramente se faz presente, como hospitais, escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Ao mesmo tempo em que os estudantes praticam e compartilham o conhecimento adquirido na Escola da OSPA, também levam música a públicos com pouco acesso às salas de concerto. A lista de espaços visitados nos últimos anos inclui o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e o Hospital Psiquiátrico São Pedro, entre outros locais.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 270 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da OSPA.
A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.
Escola da OSPA na Comunidade
Inscrições abertas para hospitais, lares de idosos, centros comunitários, escolas, bibliotecas, museus e outros.
Inscrições: pelo e-mail secretaria.escola.ospa@gmail.com.
Mais informações: site ospa.org.br e telefone (51) 3228-6737
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.