Orquestra formada por estudantes avançados se apresenta na Casa da OSPA no domingo
Concerto da OSPA Jovem
A OSPA Jovem é a Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. Regida pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté, é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. Em sua primeira apresentação em 2024, a OSPA Jovem interpreta um repertório variado que permite aos alunos demonstrar suas habilidades. Entre as peças, constam “Petite Suite”, do francês Claude Debussy (1862-1918), “Valsa das Flores”, da suíte “O Quebra-Nozes”, de Pyotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), “Batuque”, de Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948) e um clássico de Tom Jobim, a canção “Chovendo na Roseira”, entre outras. O grupo sobe ao palco da Casa da OSPA no domingo (18), às 18h, sob regência do maestro da OSPA Evandro Matté. A entrada é franca e por ordem de chegada.
Escola da OSPA na Comunidade
Lançado em 2015, o Escola da OSPA na Comunidade já ultrapassou a marca de 100 apresentações. A sua proposta é levar a música de concerto a espaços onde ela raramente se faz presente, como hospitais, escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Os recitais acontecem em dias de semana, à tarde, preferencialmente às quintas-feiras, e são realizados por diferentes grupos de câmara formados por estudantes). A primeira apresentação de 2024 estava marcada para 9 de maio, na Escola Estadual Gomes Carneiro, e precisou ser transferida para 15 de agosto. Será voltada apenas ao público interno da instituição. No dia 22 de agosto, será a vez do projeto visitar o Colégio Santa Teresa de Jesus, também em Porto Alegre. Instituições interessadas em receber o projeto Escola da OSPA na Comunidade podem fazer a solicitação diretamente à Escola da OSPA. É preciso encaminhar o pedido para o e-mail escolademusica.ospa@gmail.com.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende quase 300 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da OSPA. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto da Série OSPA Jovem
Quando: domingo, 18 de maio, às 18h.
Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501).
Entrada Franca
Estacionamento: gratuito, no local.
Escola da OSPA na Comunidade 2024
Inscrições abertas para hospitais, lares de idosos, centros comunitários, escolas, bibliotecas, museus e outros.
Solicitações pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com.
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk.
Apoio: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity, Imobi e Blumenstrauss.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.