Apresentação de alunos avançados tem repertório de cordas e sopros. Na foto: última edição do projeto, realizada em 28 de abril. Crédito: Maurício Paz, Divulgação OSPA
O Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS) é palco de um recital gratuito e aberto ao público na próxima quinta-feira (29/9), às 19h. Estudantes da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) levam a obra de grandes compositores da história a esse que é um dos principais espaços culturais da cidade. A apresentação, fruto da parceria entre as duas instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inclui repertório que vai do período barroco até a música contemporânea.
A segunda edição da série Recitais na Biblioteca 2022 passeia por consagrados nomes da música de concerto, bem como por compositores menos conhecidos. A apresentação contempla peças de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), Serge Koussevitzky (1874 – 1951), Antonio Vivaldi (1678 – 1741), Carl Maria von Weber (1786 – 1826), Ernst Mahle (1929 –) e Arthur Honegger (1892 – 1955).
Além de levar música à população, o evento dá visibilidade ao trabalho de um semestre inteiro dedicado à música. Neste evento, a apresentação reúne sete alunos avançados do conservatório: Evelyn Letícia de Oliveira (violino), Fabrício Nunes Vijal (contrabaixo), Guilherme Chiele (violino), Gabriel Dupont (clarinete), Gustavo Farina (oboé), Calíope Corrêa (violoncelo) e Bruno Felipe de Souza (trompete).
Os jovens músicos apresentam-se ao lado do pianista e professor André Carrara, que reforça a importância das performances fora do conservatório: ‘‘A saída do ambiente escolar é importante na formação do estudante porque impõe naturalmente uma situação de maior expectativa na construção da concentração e controle emocional’’.
A série Recitais na Biblioteca é realizada desde 2014, numa parceria cultural consolidada entre ambas as instituições do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A diretora da Biblioteca Pública do Estado, Morgana Marcon, destaca a importância dessa união: “É uma grande alegria receber novamente os alunos da Escola de Música da OSPA, ainda mais neste mês em que o prédio da Biblioteca completou 100 anos. Isso mostra que a Biblioteca cumpre o seu papel de chegar a todos e ser um espaço de todas as artes.”
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós promove formação musical gratuita para cerca de 200 alunos com idades a partir de oito anos. Além da Banda Sinfônica da Escola da OSPA, regida por Wilthon Matos, a Escola conta com outros grupos orquestrais, como a OSPA Jovem, regida por Arthur Barbosa, e o Coro Jovem, regido por Cosmas Grieneisen. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.
Escola de Música da OSPA – Série Recitais na Biblioteca
Quando: 29 de setembro, quinta-feira, às 19h.
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1.190, Centro, Porto Alegre).
Entrada franca. Informações para o público: (51) 3224-5045.
PROGRAMA
Mozart, Wolfgang Amadeus | Concerto para Violino nº 3 em Sol Maior, K. 216
III. Rondeau. Allegro
Koussevitzky, Serge | Chanson Triste, Op.2
Vivaldi, Antonio | Concerto para Violino em Lá Menor, RV. 356
I. Allegro
Maria von Weber, Carl | Concertino para Clarinete em Mi Bemol Maior, Op. 26
Adagio Ma Non Troppo - Andante - Lento - Allegro
Vivaldi, Antonio | Concerto para Oboé em Lá Menor, RV. 461
I. Allegro non Molto
II. Larghetto
III. Allegro
Mahle, Ernst | Concertino para Violoncelo
I. Allegro moderato
Honegger, Arthur | Intrada para Trompete e Piano
Maestoso - Allegro - Maestoso
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Apoio: Sulgás. Apoio institucional: CMT Advogados.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Biblioteca Pública do Estado, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil. PRONAC: 192458.