Alunos do conservatório mostram seus talentos com destaque para obras de Mozart, Bach e Piazzolla
Pela segunda vez neste ano, alunos da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), apresentam um recital gratuito e aberto ao público no Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre. Estudantes de nível avançado apresentam obras dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach, Astor Piazzolla e Johann Baptist Georg Neruda em formações de quarteto de cordas, duos e solo. O recital ocorre na quinta-feira, dia 26 de outubro, às 19h.
O recital inicia com duas obras para quarteto de cordas. Os estudantes Saori Tomoto Tsuchiya (violino), Tom Francisco da Rosa Cunha (violino), João Alfredo Perius Daufenbach (viola) e Cléber da Silva Filho (violoncelo) interpretam o primeiro movimento de “Divertimento em Fá Maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Logo depois, o grupo executa “Ária”, o segundo movimento de “Suíte Orquestral nº 3”, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). A apresentação solo do recital fica por conta do aluno de viola João Daufenbach, que interpreta três movimentos de “Suíte nº 1 em Sol Maior”, também de Bach. Logo depois, Yuri Ribeiro (violino) e Felipe Schütz (contrabaixo), juntos, apresentam “Cinco Tangos para Violino e Contrabaixo”, do argentino Astor Piazzolla (1921 – 1992).
O pianista e professor da UERGS Paulo Bergmann se junta aos alunos da Escola da OSPA para interpretar as duas últimas peças do repertório. O músico acompanha o estudante de trompa David Peres Palmeira Nunes na execução do movimento “Allegro”, de “Concerto para Trompa nº 3”, de Wolfgang Amadeus Mozart. O pianista também interpreta o primeiro movimento de “Concerto em Mi Bemol Maior para Trompete”, de Johann Baptist Georg Neruda (1708 – 1780), com o estudante Gabriel Maciel de Fraga.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 300 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da OSPA. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.
Série Escola de Música da OSPA - Música no Goethe-Institut
Quando: 26 de outubro, quinta-feira, às 19h.
Onde: Goethe-Institut (Rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre).
Entrada franca.
Informações para o público: Escola da OSPA pelo telefone (51) 3228-6737 e Goethe-Institut pelo telefone (51) 2118-7800.
PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart | Divertimento em Fá Maior, K. 138
- Allegro
Apresentação: Saori Tomoto Tsuchiya (violino), Tom Francisco da Rosa Cunha (violino), João Alfredo Perius Daufenbach (viola) e Cléber da Silva Filho (violoncelo)
Johann Sebastian Bach | Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, BWV 1068
- Ária
Apresentação: Saori Tomoto Tsuchiya (violino), Tom Francisco da Rosa Cunha (violino), João Alfredo Perius Daufenbach (viola) e Cléber da Silva Filho (violoncelo)
Johann Sebastian Bach | Suíte nº 1 em Sol Maior, BWV 1007
- Prelúdio
- Sarabande
- Courante
Apresentação: João Daufenbach (viola)
Astor Piazzolla | Cinco Tangos para Violino e Contrabaixo
- J’attends (se fue sin decirme adiós)
- La Misma Pena (Bonsoir)
- Saint Louis en L’Ile (dédié à Yves Baquet, mon ami. Astor Piazzolla)
- Guardia Nueva
- Adiós Nonino
Apresentação: Yuri Ribeiro (violino) e Felipe Schütz (contrabaixo)
Wolfgang Amadeus Mozart | Concerto para Trompa nº 3 em Mi Bemol Maior, K. 447
- Allegro
Apresentação: David Peres Palmeira Nunes (trompa) e Paulo Bergmann (piano)
Johann Baptist Georg Neruda | Concerto em Mi Bemol Maior para Trompete
- Allegro
Apresentação: Gabriel Maciel de Fraga (trompete) e Paulo Bergmann (piano)
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport, Imobi, Intercity e Blumenstrauss. Apoio Institucional: Goethe-Institut Porto Alegre.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.