Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Concerto da OSPA em São Leopoldo é adiado

Apresentação gratuita da Orquestra estava agendada para o dia 3 de maio

Publicação:

Por Luiza Piffero / Ascom OSPA

Apresentação gratuita da Orquestra estava agendada para o dia 3 de maio

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), comunica o adiamento do concerto da Série Interior em São Leopoldo devido às chuvas que atingem a região. A apresentação, com regência do maestro Evandro Matté e participação da cantora Camila Umpiérrez, estava prevista para esta sexta-feira, dia 3 de maio, às 20h, no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Em breve, o concerto será reagendado para uma nova data.

Com repertório que homenageia o legado de compositores germânicos, o concerto foi concebido dentro da programação do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida por Decreto do Governador do Estado). 

OSPA no Bicentenário da Imigração Alemã

Terra de alguns dos maiores gênios da música, a Alemanha deu ao mundo nomes como Bach, Beethoven, Schumann, R. Strauss, Brahms e Mendelssohn. Ao longo de 2024, a OSPA leva a herança musical desses e outros grandes compositores para Porto Alegre e as cidades gaúchas que mais receberam imigrantes alemães 200 anos atrás. Os concertos integram a programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida por Decreto do Governador do Estado) e, dentro da temporada artística 2024 da OSPA, estão distribuídos dentro de quatro séries de concertos: Interior, Casa da OSPA, Coro Sinfônico e Música de Câmara Circulação.

Pela Série Interior, que há sete décadas faz a Orquestra circular por todo o Estado, a OSPA viaja a sete cidades: São Leopoldo (nova data a definir), Taquara (29/05), Erechim (07/07), Novo Hamburgo (19/09), Lajeado (11/10), Santa Cruz do Sul (12/12) e Lagoa dos Três Cantos (15/12). O Coro Sinfônico da OSPA também participa das comemorações com duas apresentações, em 27 de outubro e 3 de novembro, ainda sem local confirmado. Pela Série Música de Câmara Circulação, grupos de músicos da OSPA também devem viajar pelo Estado – as datas e locais serão divulgados posteriormente.

Em Porto Alegre, estão previstos quatro concertos da Série Casa da OSPA, com ingressos já à venda pelo Sympla. O primeiro deles ocorre em 26 de julho, com o título Bicentenário da Imigração Alemã. Sob regência de Evandro Matté, o solista Christoph Hartmann, oboísta da Filarmônica de Berlim, e a Orquestra vão interpretar obras de Richard Strauss, Antonio Pasculli e Beethoven. A Casa da OSPA recebe ainda os concertos “Beethoven IX”, em 14 de setembro, “Wagner & Strauss”, em 30 de novembro, e “Carmina Burana”, nos dias 7 e 8 de dezembro.

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk.
Apoio da Temporada Artística: Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity, Imobi e Blumenstrauss. Apoio Institucional: Prefeitura de São Leopoldo e Santuário Sagrado Coração de Jesus.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre