Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Em 7 de agosto, OSPA celebra a música da Espanha e de Beethoven, com regência de Evandro Matté e solo do pianista Eduardo

Publicação:

O maestro e diretor artístico da OSPA conduz a orquestra no próximo sábado. Crédito da foto: Leandro Rodrigues, divulgação OSPA

O concerto “Viva a Espanha” celebra os ritmos típicos do país ibérico no dia 7 de agosto, na Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Dentro desta temática, a orquestra executa “Capricho Espanhol”, de Rimsky-Korsakov, e “El Sombrero de Tres Picos”, de De Falla. Um dos grandes nomes do piano no Brasil, Eduardo Monteiro é o solista convidado da tarde para interpretar o “Concerto nº 4 para piano e orquestra”, de Beethoven. A apresentação, com regência do diretor artístico da OSPA Evandro Matté, é neste sábado, às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A Sala de Concertos vai operar com público de até 300 pessoas (a capacidade total é de 1,1 mil). O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (detalhes no serviço abaixo).

Pianista Eduardo Monteiro

Um expoente do piano no Brasil, o carioca Eduardo Monteiro acumula prêmios importantes e experiência como solista para renomadas orquestras do Brasil e do exterior. Atualmente é também vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Neste sábado ele se junta à OSPA para interpretar “Concerto nº 4 para piano e orquestra em Sol maior, op. 58”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Como de costume, Beethoven escreveu o concerto para que ele próprio o executasse, como solista. A obra foi a última que o compositor pode tocar junto a uma orquestra, devido à sua progressiva surdez. Para Monteiro, é um concerto brilhante: ”A perfeita simbiose do piano com a orquestra faz com que a obra pareça uma sinfonia. O otimismo do 1º e 3º movimento contrasta com a densidade e introspecção do 2º, de grande poesia”, comenta o convidado.

Em seguida, a OSPA traz um dos principais balés de Manuel de Falla (1876 – 1946), “El Sombrero de Tres Picos” (O Chapéu de Três Pontas). Conhecido por aliar música de concerto aos motivos típicos de seu país, o compositor criou esse balé com toques cômicos. Baseado na farsa popular do escritor Pedro de Alarcón, narra as desventuras de um corregedor (o homem do sombrero), que cobiça a bela mulher de um moleiro. A estreia foi em Londres, em julho de 1919, com cenários e figurinos de ninguém menos do que o artista plástico Pablo Picasso. 

Ainda dentro da temática espanhola, a OSPA apresenta “Capricho Espanhol”, obra vibrante composta em 1887 por Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). O compositor russo criou uma suíte orquestral com cinco movimentos interligados, baseados em melodias folclóricas espanholas. Foi um sucesso desde a estreia, em 17 de dezembro, sob a regência do compositor, no quinto concerto da série Concertos Sinfônicos Russos, mantida pelo mecenas Mitrofan Belyayev.

“Estas obras representam o folclore e a dança espanhola de forma brilhante, com virtuosismo e orquestrações esplêndidas”, comenta o maestro Evandro Matté.

Sobre Evandro Matté (regente – Brasil)

 É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico. 

Sobre Eduardo Monteiro (piano – Brasil)

Um expoente do piano no Brasil, o carioca Eduardo Monteiro conquistou o 1º lugar no Concurso Internacional de Colônia (1989) e 3º lugar em Dublin (91) e em Santander (92). Realizou sua formação musical no Rio de Janeiro (UFRJ), Itália (Lake Como Foundation), França (Sorbonne) e Estados Unidos (New England Conservatory). Já foi solista de renomadas orquestras do Brasil e do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena, a Sinfônica de Novosibirsky, a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola. Em sua discografia, destaca-se o elogiado CD “Piano Music of Brazil” (Meridian Records). Atualmente é vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, já foi diretor da mesma instituição e também da Orquestra Sinfônica da USP.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Décimo concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
Viva a Espanha

Quando: 7 de agosto de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.
Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas).
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line*: uhuu.com, de quinta-feira (5), às 12h, até sexta-feira (6), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria física*: Casa da OSPA, na sexta-feira (6) e no sábado (7), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.
Estacionamento gratuito no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br
Informações para o público: (51) 98608-0141, das 9h às 18h.

Programa

Regente: Evandro Matté

Solista: Eduardo Monteiro (piano)

PROGRAMA

Beethoven, Ludwig van  | Concerto nº 4 para piano e orquestra em Sol maior, op. 58  
I. Allegro moderato
II. Andante con moto
III. Rondo. Vivace

Falla, Manuel de | El Sombrero de Tres Picos, Suíte nº 1
I. Introducción
II. La tarde
III. Danza de la molinera (Fandango)
IV. El Corregidor
V. Las uvas

Rimsky-Korsakov, Nikolai  | Capricho Espanhol, Op.34
I. Alborada
II. Variazioni
III. Alborada
IV. Scena e canto gitano
V. Fandango asturiano – coda

Direção Artística:
Evandro Matté  

Apresentação:
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul e Alibem.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre