Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Dois alunos da Escola da OSPA ganham bolsas de estudos no exterior

Publicação:

Em 2023, os estudantes de violino Gustavo Ferraz e Júlia Nunes Vieira terão a chance de mostrar seus talentos internacionalmente. Gustavo foi aprovado para estudar violino nos Estados Unidos, enquanto Júlia participará de um festival em Pommersfelden, na Alemanha. Saiba mais sobre as realizações dos alunos:

Gustavo Ferraz Reis foi aprovado na Baylor University, em Waco, TX.

O violinista Gustavo Ferraz Reis tem 27 anos e estuda na Escola da OSPA há quatro. Foi aprovado na Baylor University, na cidade de Waco, no Texas, com uma bolsa que o garante 100% das mensalidades, e um auxílio para cobrir despesas.

O estudante deu início ao planejamento para o árduo processo de seleção, que ocorreu em duas fases, no início do ano passado: “Muito além de tocar bem e estudar o repertório exigido nas provas, é preciso se preparar para provas de inglês, organizar documentos, e pesquisar muito as universidades, professores, cidades…” comenta Gustavo, que conseguiu permissão para realizar a segunda etapa da prova por vídeo, dadas as dificuldades de viajar apenas para audicionar.

Sobre a importância da Escola da OSPA nesse processo, Gustavo destaca a figura de seu professor Emerson Kretschmer: “não só me instruiu como me motivou e me inspirou durante esses anos. Mas não somente as aulas de instrumento foram importantes. Aprender com André Carrara sobre música de câmara e interpretação, com Arthur Barbosa sobre prática de orquestra na OSPA Jovem, e poder estar junto da orquestra principal em muitas oportunidades junto a colegas tão talentosos, com certeza elevaram muito minha formação”.

Júlia Nunes Vieira participará do festival de verão do Collegium Musicum de Pommersfelden, na Alemanha

Júlia Emanuelle Nunes Vieira tem 21 anos e estuda no Conservatório desde 2020. Recentemente, foi aprovada na Orquestra Acadêmica do Mozarteum Brasileiro como concertino – violinista que, na orquestra, ocupa o lugar imediato ao do spalla. A alegria foi grande quando, alguns dias depois, recebeu uma ligação do diretor da orquestra, oferecendo a ela uma bolsa para o festival de verão do Collegium Musicum de Pommersfelden, na Alemanha: “Na conversa, ele me disse que o Mozarteum seleciona alguns alunos para dar uma bolsa de estudos, e eu havia sido uma das selecionadas”. O festival terá duração de aproximadamente um mês. Para Júlia, foi dada a oportunidade de participar com bolsa integral, incluindo passagens, alimentação e hospedagens inclusas.

A estudante destaca a importância de seu professor Emerson Kretschmer, que a ofereceu incentivo e apoio: “Quando eu cheguei na escola, meu nível era baixo. Então, montamos um cronograma de estudos bem pontual e rigoroso para as aulas, que abordam muita técnica básica e repertório. Além disso, meu professor senta comigo e conversa sobre o que está bom, o que deveria melhorar, e até sobre como eu deveria lidar com algumas áreas da vida ligadas à música”. Em 2022, Júlia também teve a oportunidade de participar de alguns concertos da orquestra principal: “Essas oportunidades nos incentivam e nos fazem ser diligentes nos estudos”.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre