Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Coro Sinfônico da OSPA realiza concerto gratuito na Catedral Metropolitana de Porto Alegre (20/11)

Publicação:

A famosa “Missa Solene”, uma das obras-primas da música sacra, será interpretada pelo Coro Sinfônico da OSPA em um cenário ideal: a Catedral Metropolitana Madre de Deus, no centro de  Porto Alegre. Três cantores líricos se juntam a aproximadamente 50 vozes do coro para a ocasião: Elisa Machado (soprano), Adolfo Amaral da Silva (tenor) e Ricardo Barpp (baixo). A regência é do maestro interino do coro, Diego S. Biasibetti. O evento está marcado para domingo (20/11), às 19h30, e tem entrada franca. 

Um dos principais grupos corais do Estado, o Coro Sinfônico da OSPA é formado por cantores voluntários que se reúnem semanalmente para recriar grandes obras junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Há cerca de seis anos, o Coro realiza também uma série de apresentações sem a orquestra, nas quais encontra espaço para exibir seus talentos e ampliar o repertório. É o caso da apresentação na Catedral, que terá o acompanhamento de órgão, tocado por Eduardo Knob.

A “Missa Solene em honra a Santa Cecília” é a primeira grande obra de Charles Gounod (1818–1893), compositor francês que ficaria famoso sobretudo pelo hino “Ave Maria”. Foi  composta em 1855, por encomenda da Associação dos artistas músicos de Paris, e estreou em 22 de novembro do mesmo ano. Com 45 minutos de duração, é dedicada à Santa Cecília, padroeira dos músicos.

O Padre Rogério Luis Flores cita a carta aos artistas, do Papa S. João Paulo II em abril de 1999, para comentar a visita do coro à catedral: “No cântico, a fé é sentida como uma exuberância de alegria, de amor, de segura esperança da intervenção salvífica de Deus”, diz o documento. “Neste espírito acolhemos com carinho e certos de um grande concerto do Coral e Orquestra da OSPA em nossa Catedral Metropolitana Madre de Deus”, observa o pároco.

Em 2022, a obra foi apresentada pelo coro na Casa da OSPA (clique aqui para assistir). Desta vez, foi convocado um novo trio de cantores com ampla experiência como solistas a frente das principais orquestras do Estado: o tenor Adolfo Amaral, que recentemente estrelou a montagem inédita da OSPA para a opereta “O Morcego”; o baixo Ricardo Barpp, que atuou na ópera cômica “As Sete Caras da Verdade”, de Nico Nicolaiewsky, e a soprano Elisa Machado, vencedora do XII Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e atual preparadora vocal do Coro Sinfônico da OSPA. 

Série Coro Sinfônico da OSPA – TEMPORADA 2022
Concerto “Missa Solene em Honra a Santa Cecília"
Quando: Domingo, 20 de novembro de 2022, às 19h30. 
Onde: Catedral Metropolitana Madre de Deus (Rua Duque de Caxias, 1047, Centro, Porto Alegre, RS).
ENTRADA GRATUITA

PROGRAMA

Gounod, Charles | Messe solennelle en l’honneur de Sainte-Cécile
(Missa solene em honra a Santa Cecília) para solistas, coro e orquestra
I. Kyrie. Moderato, quasi Andantino
II. Gloria. Larghetto
III. Credo.
Credo in unum Deum (Moderato molto maestoso)
Et incarnatus est (Adagio)
Et resurrexit (Tempo primo)
IV. Sanctus. Andante
V. Benedictus. Adagio
VI. Agnus Dei. Andante moderato

Solistas:
Elisa Machado (soprano)
Adolfo Amaral da Silva (tenor)
Ricardo Barpp (baixo)

Acompanhamento:
Eduardo Knob (órgão)

Regente: 
Diego S. Biasibetti

Apresentação:
Coro Sinfônico da OSPA

Direção Artística:
Evandro Matté

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Sulgás. Apoio Institucional: Catedral Metropolitana Madre de Deus.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil. PRONAC: 192458.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre