Cerca de 60 vozes cantarão juntas na Sala Sinfônica da Casa da OSPA
Pela primeira vez em 2023, as crianças e adolescentes que integram os coros da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre mostrarão ao público as peças que têm ensaiado nos últimos meses. O recital conjunto do Coro Jovem e do Coro Infantojuvenil será às 18h de domingo (1º/10), na Casa da OSPA, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). Sob regência do violista e regente dos coros da Escola, Cosmas Grieneisen, estarão reunidas aproximadamente 60 vozes entre crianças, adolescentes e convidados especiais, além de um conjunto de músicos de percussão, sopros e cordas oriundos da Escola da OSPA. A entrada é franca e por ordem de chegada.
Antes do recital, a Fundação OSPA estará recebendo doações para as pessoas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul. É possível ajudar com doações de alimentos não perecíveis, roupas, material escolar, itens de higiene pessoal e limpeza.
O variado repertório do recital é composto por peças curtas de diferentes períodos históricos, iniciando por cantos indígenas do Brasil e do Peru. A seguir, o folclore de países mais distantes, como Geórgia e Israel, também é contemplado, seguido por um conjunto de hinos religiosos. Entre as peças mais famosas, estão o coral “Jesus, Alegria dos Homens” (J. S. Bach), “Ave Verum Corpus” (W. A. Mozart) e trechos de “A Flauta Mágica” (W. A. Mozart). O programa termina com peças contemporâneas da porto-alegrense Esther Scliar, “Lua Lua Lua”, e do inglês John Rutter.
No decorrer da apresentação, os jovens alunos cantam em diversas línguas, incluindo inglês antigo e contemporâneo, francês, kraó, quéchua, alemão, hebraico e português. O regente Cosmas Grieneisen comenta o motivo dessa variedade: “O conceito dos coros da Escola da OSPA é ter várias línguas e fonéticas para despertar o interesse de crianças e jovens para outras culturas e incentivá-los a cantarem nessas línguas. ‘Batobeno’, por exemplo, é uma canção antiga da Geórgia que era usada para apaziguar os espíritos que, conforme eles acreditavam, causavam as doenças. ‘Sumer is Icumen In’ foi composta em 1260 e é uma das primeiras canções com escrita musical”.
Os coros da Escola da OSPA
O Coro Infantojuvenil e o Coro Jovem são formados por estudantes do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA, que são escolhidos por meio de seleção. O primeiro é formado por crianças de 8 a 12 anos, enquanto o segundo, por jovens entre 13 e 20 anos. Os dois conjuntos vem realizando recitais do conservatório, além de participações nas temporadas oficiais da OSPA, e são regidos por Cosmas Grieneisen. O ingresso de alunos nos coros ocorre por meio de editais públicos, divulgados a cada semestre. A próxima seleção, destinada ao ingresso em 2024, inicia em 9 de outubro de 2023.
Cosmas Grieneisen (regente)
Nascido em Boston (EUA), é viola concertino da OSPA e regente do Coro Jovem e do Coro Infantouvenil da Escola de Música da orquestra. Após estudos com John Ziarko do New England Conservatory e Longy School of Music, transferiu-se para Porto Alegre em 1991, onde estudou viola com Hella Frank no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Alemanha, estudou na Hochschule für Musik Franz Liszt, em Weimar, nas classes de Thomas Wünsch e Ulrich Beetz, onde concluiu bacharelado em viola. Integrou várias orquestras desse país como violista titular: Stuttgarter Philharmoniker, Philharmonie Jena, Thüringen Philharmonie Gotha-Suhl e Orchester des Theaters Lübeck. Como pedagogo, foi professor de viola e violino na Musikschule Unteres Remstal em Waiblingen/Stuttgart, e regente da orquestra de sopros “CVJM Schnait” em Schnait, Baden-Wuettenberg. Paralelamente, cursou musicologia com especialização em regência. Realizou o curso de regência coral na UFGRS, além de festivais e masterclasses de regência coral e orquestral. Em meio a suas realizações, está a fundação de grupos como o Collegium Musicum de Porto Alegre, Ensemble Gnattali, a Camerata Acadêmica e Coro de Câmara Capela Vocal Joaquim Mendanha e o Coro Capela Vocal Joaquim Mendanha na Igreja Nossa Senhora das Dores. Atua como professor de viola do conservatório Pablo Komlos onde também é regente do Coro Infanto Juvenil e Coro Jovem OSPA. Atualmente, rege o Coro de Câmara “Capela Vocal” como coro de câmara em residência na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto da Série Escola de Música da OSPA – Coro Jovem e Coro Infantojuvenil
Quando: 1º de outubro, domingo, às 18h.
Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501).
Entrada Franca
Estacionamento: gratuito, no local.
PROGRAMA
Marcus Leite | Três Cantos Nativos dos Índios Kraó
Anônimo Peruano | Hanac Pachap
Folclore Georgiano | Batobeno
Seleção de Cânones:
Edino Krieger | Garibaldi
Folclore Israelita | Shallom Chaverim; Hashivenu
Anônimo Inglês Medieval | Sumer is icumen in
Johann Sebastian Bach | Cânone Cancrizans (da Oferenda Musical, BWV 1079)
Pierra Attaignant | Tourdion
Thoinot Arbeau | Amor que me cautivas
Josquin de Prez | El Grillo
Johann Sebastian Bach | Coral Jesus, Alegria dos Homens, BWV 147
Viktor Ullmann | Amchai Issrael (Drei hebräische Knabenchöre)
Wolfgang Amadeus Mozart | Ave Verum Corpus, KV 618
Pablo Casals | Nigra Sum
Wolfgang Amadeus Mozart | Duas canções de A Flauta Mágica
Esther Scliar | Lua lua lua
Richard Adler and Jerry Ross | Steam Heat, do musical The Pajama Game
John Rutter | The Lord Bless You and Keep You
Apresentação: Coro Jovem e Coro Infantojuvenil da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Regência: Cosmas Grieneisen
Direção Artística: Evandro Matté
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.