Convidados internacionais se juntam à OSPA em tarde dedicada à música francesa (06/04)

Orquestra recebe o regente José María Moreno e o violinista Régis Pasquier

Por Leonel Jacques / Ascom OSPA

Orquestra recebe o regente José María Moreno e o violinista Régis Pasquier

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), promove um encontro entre três mestres da música francesa neste sábado (6), às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA. O concerto, intitulado “Sinfonia Fantástica”, terá regência do espanhol José María Moreno, maestro titular e diretor artístico da Filarmônica de Málaga. O violinista francês Régis Pasquier também desembarca em Porto Alegre para a apresentação. Os ingressos podem ser adquiridos pela Sympla, por valores entre R$ 10 e R$ 50. O concerto terá transmissão ao vivo pelo YouTube da OSPA, assim como a palestra do Notas de Concerto, que ocorre antes da música começar, às 16h, na Sala de Recitais, com apresentação de Francisco Marshall.

A OSPA abre o concerto com a versão orquestral de “Tzigane”, obra de Maurice Ravel (1875-1937) inspirada no folclore cigano e escrita originalmente para violino e luthéal, um piano híbrido que possibilitou ao instrumento produzir novos timbres. Logo depois, a Sinfônica apresenta “Introdução e Rondó Caprichoso em Lá Menor”, de Camille Saint-Saëns (1830-1921), uma das obras mais populares do artista, com fortes influências da música espanhola. Para interpretar os solos dessas duas composições, a Orquestra recebe o grande violinista francês Régis Pasquier, que já atuou com alguns dos maiores nomes da música de concerto, e iniciou seus estudos no aclamado Conservatório de Paris, por onde também passaram os três compositores contemplados pela OSPA nesta ocasião.

Por fim, a Orquestra apresenta a obra titular do espetáculo. Ao finalizar “Sinfonia Fantástica”, Hector Berlioz (1803-1869) publicou junto a ela um texto que abarca o enredo de sua composição. Inspirado em sua paixão pela atriz irlandesa Harriet Smithson, Berlioz conta a história de um homem que, rejeitado por sua amada, tenta tirar sua própria vida com uma dose de ópio. A substância não mata o rapaz, mas o coloca em um estado alucinatório, e seus delírios são representados ao longo dos cinco movimentos da sinfonia. A importância deste compositor para a música de concerto é destacada pelo regente José María Moreno: “Berlioz é sem dúvida uma das glórias musicais do romantismo francês graças à audácia da sua obra. Uma obra que ainda hoje surpreende pela sua modernidade, pela sua enorme inspiração melódica e pela sua prodigiosa diversidade de inventividade rítmica.”

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
SINFONIA FANTÁSTICA

SÁBADO, 6 DE ABRIL DE 2024
Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Francisco Marshall.
Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
Bilheteria: via Sympla em sympla.com.br/casadaospa ou na Casa da OSPA no dia do concerto, das 12h às 17h.
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Transmissão ao vivo: às 16h (Notas de Concerto) e às 17h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.

Maurice Ravel | Tzigane, M. 76
Solista: Régis Pasquier (violino)

Camille Saint-Saëns | Introdução e Rondó Caprichoso em Lá Menor, Op. 28
Solista: Régis Pasquier (violino)

Hector Berlioz | Sinfonia Fantástica, Op. 14

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Direção Artística: Evandro Matté
Regente: José María Moreno (ESP)
Solista: Régis Pasquier (violino – FRA)

Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul, John Deere e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity, Imobi e Blumenstrauss. Promoção: Clube do Assinante.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.