Cada intérprete explorou a relação entre corpo e objeto em cena, criando imagens e representações que transportaram o público para as poéticas das canções de Puccini. Flávio Leite, um dos diretores do espetáculo, destacou que a homenagem foi uma rara oportunidade de celebrar exclusivamente as canções de câmara de Puccini, tocando o público com a sensibilidade da obra.Com entrada franca e teatro lotado, o espetáculo encantou a plateia com seu cenário envolvente e coreografias impressionantes.
Os registros são de Vitória Proença:
Mais sobre o Ópera Estúdio
Criado em 2022 com o objetivo de fomentar a arte da ópera no Rio Grande do Sul, o Ópera Estúdio oferece formação gratuita para cantores líricos e pianistas correpetidores. Neste ano, a terceira edição do projeto é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), por meio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), e conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP).
Após participar de seleção, 18 candidatos foram aprovados para o curso, que prevê aulas regulares, workshops e masterclasses sobre canto, repertório, expressão corporal e cênica. A aula inaugural foi realizada em 10 de setembro pelo compositor e professor Celso Loureiro Chaves. Em 2024, a equipe de professores inclui ainda Eiko Senda, Flávio Leite, Sérgio Sisto e Carlota Albuquerque, além do pianista correpetidor Patrick Menuzzi. Para os módulos intensivos, foram convidados Vitor Philomeno e Cristine Guse. A coordenação-geral do Ópera Estúdio 2024 é do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são os diretores pedagógicos do projeto.
A OSPA é uma fundação vinculada à Secretaria da Cultura do RS.