Confira como foi o II Festival Internacional de Clarinetistas

Nos últimos dias, recitais abertos ao público e masterclasses dedicadas aos estudantes e profissionais de clarinete ganharam espaço na programação da OSPA, fundação vinculada à Secretaria da Cultura do RS, e sua Escola de Música. Após o recital de abertura do festival, na noite de quinta-feira (11), diversas outras atividades movimentaram a fundação. Confira:

Na sexta-feira (12), a Escola da OSPA recebeu dois recitais com destaque para o clarinete. No início da tarde, o público pôde acompanhar a apresentação de Eder Roberto de Oliveira, Moisés Valentim, Fernanda Ribeiro e Guilherme Barbosa, grupo de clarinetistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No final da tarde de sexta, os músicos da OSPA Samuel Oliveira (clarinete), Elena Romanov (violino), André Carrara (piano), Diego Grendene (clarinete), Ariane Rovesse (clarinete) e Pablo Schinke (violoncelo) juntaram-se ao clarinetista convidado Darkson Magrinelli para apresentar o último recital do festival sediado na Escola.

O “Recital de Encerramento do II Festival Internacional de Clarinetistas de Porto Alegre” ocorreu no domingo (14). A apresentação também integrou a Série Música de Câmara da OSPA. Na ocasião, Cristiano Alves (clarinete), Ovanir Buosi (clarinete) e Liliana Michelsen (piano), interpretaram obras de André Mehmari, Joseph Horovitz e Felix Mendelssohn, entre outros, na Sala de Recitais da Casa da OSPA.

A programação pedagógica do festival também mobilizou a Escola da OSPA entre os dias 11 e 14. Cristiano Alves, Darkson Magrinelli, Ovanir Buosi e Sérgio Pires, clarinetistas convidados com renome internacional, ministraram masterclasses direcionadas aos inscritos no festival e aos alunos do Conservatório.

Confira os registros dos recitais de música de câmara e das masterclasses do festival (fotos 4 a 9, créditos de divulgação da Escola da OSPA), além do “Recital de Encerramento do II Festival Internacional de Clarinetistas de Porto Alegre”, por Vitória Proença (fotos 1 a 3):