No último sábado (11), a OSPA, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), deu início à temporada artística de 2023 com o pé direito. Centenas de pessoas marcaram presença na Sala Sinfônica para prestigiar o concerto “Villa-Lobos & Gershwin”, sob regência de Evandro Matté. A pianista Sylvia Thereza foi ovacionada ao interpretar a vibrante “Concerto para piano em Fá Maior”, de George Gershwin. O público também se emocionou com as execuções da oitava e da quinta Bachiana de Villa-Lobos, sendo esta última interpretada pela soprano japonesa Eiko Senda.
O programa contou, ainda, com “Um Americano em Paris”, de Gershwin, que levou a energia das ruas parisienses para dentro da Casa da OSPA. O público presente ainda recebeu uma surpresa no fim do evento, com um bis. Em homenagem ao 120 anos do compositor brasileiro conhecido pelo seu samba, a OSPA apresentou uma coletânea composta de grandes obras Ary Barroso, encerrando a primeira apresentação do ano recebendo aplausos em pé.
Quem não pôde prestigiar o evento ao vivo, consegue ver e rever o espetáculo online. O concerto foi transmitido ao vivo, na íntegra, no canal do YouTube da OSPA.
Confira alguns registros da estreia, por Vitória Proença: