Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Casa da OSPA voltou a receber público após 15 meses de pandemia

Publicação:

Foi uma noite memorável. O concerto do último sábado, dia 5 de junho, marcou o reencontro emocionante entre a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e o seu público após 15 meses de concertos exclusivamente online. Cerca de 150 pessoas prestigiaram a orquestra ao vivo enquanto outras centenas de espectadores acompanharam o espetáculo ao vivo pelo YouTube. Foi o início de uma nova fase da temporada 2021, que segue agora com eventos híbridos – público limitado a 15% da capacidade da Casa da OSPA e transmissão on-line para garantir que todos possam conferir as apresentações. Os concertos, todos os sábados, às 17h, não têm cobrança de ingresso, apenas a doação de 1kg de alimento perecível. 

O último concerto da orquestra diante de um público foi a abertura da temporada anterior, em 7 de março de 2020. O retorno foi bastante diferente, com totens de álcool gel e outros cuidados sanitários: visitantes usaram máscara o tempo todo, tiveram sua temperatura medida ao entrar e sentaram em poltronas marcadas previamente, para garantir o distanciamento. O palco recebeu 45 músicos. Todos vestiram máscaras, exceto pelo naipe de sopros, que ficou protegido por placas de acrílico.

A apresentação foi aberta com falas do presidente da Fundação OSPA, Luis Roberto Ponte, e da presidente do CREA-RS, Nanci Walter. O programa da noite incluiu a Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, D. 485, de Franz Schubert e Concerto para Piano nº 1 em Dó Menor, Op. 35, de Dimitri Shostakovich, que teve a pianista convidada Catarina Domenici e o trompetista da Ospa Elieser Fernandes Ribeiro como solistas. A regência foi de Evandro Matté.

CLIQUE AQUI para assistir à apresentação

Confira as fotos do espetáculo!

Crédito das Imagens: Leandro Rodrigues

[ppb_gallery_grid slug="OSPA_2021_06_05_ShostakovicheSchubert" gallery_id="15708"]

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre