Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Após dois anos, Escola da OSPA retoma projeto de recitais na Biblioteca Pública do Estado nesta quinta-feira (21/10)

Publicação:

Apresentação com entrada franca terá peças para violino, viola, violoncelo e contrabaixo / Na imagem, o estudante Ciro Gomes em um recital no local, em 2019 (Foto: Mariana Moraes)

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) voltará a levar música para um dos espaços mais bonitos da cidade, o Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS). Nesta quinta-feira (21/10), às 19h, a série Recitais na Biblioteca retorna após um hiato de dois anos por conta da pandemia de COVID-19. O evento terá entrada franca e lugares limitados.

Nesta apresentação, cinco estudantes de instrumentos de cordas vão interpretar obras de David Popper (1843-1913), J. S. Bach (1685-1750), K. Ditters von Dittersdorf (1739-1799), Karl Stamitz (1745-1801) e W. A. Mozart (1756-1791). As peças, que são tradicionais do repertório para cordas, serão executadas pelos alunos Gabriele Calíope Correa Beber (violoncelo), Rafael Honório Sobrinho (violoncelo), Ciro Gomes (contrabaixo), Giovane Leal Pereira (viola) e Gustavo Ferraz Reis (violino). O professor da escola André Carrara fará o acompanhamento das peças ao piano. 

O último recital da Escola da OSPA ocorreu em 16 de setembro de 2019. A volta do projeto é motivo de alegria para o diretor da Escola de Música, Diego Grendene de Souza: “Estamos muito felizes com a volta dos Recitais na Biblioteca, esta parceria tão importante que a Escola da OSPA tem com a Biblioteca Pública do Estado! É mais um passo na retomada das nossas atividades”.

“A Biblioteca Pública do Estado é um espaço múltiplo, que contempla todas as artes e tem no salão Mourisco um espaço perfeito para a música, por conta de sua acústica e beleza. A retomada dessa parceria com a Escola de Música da OSPA, que iniciou em 2014 e foi interrompida pela pandemia, traz ânimo, revigora e nos enche de orgulho. Arte tão necessária nesses tempos complicados. O público agradece”, celebra a diretora da Biblioteca, Morgana Marcon.

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o recital terá ocupação máxima de 28 lugares do Salão Mourisco. Haverá álcool gel para os visitantes e medição de temperatura na entrada. Não será necessário apresentar comprovante de vacinação, mas todos deverão usar máscara durante as apresentações. 

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós promove formação musical gratuita para cerca de 200 alunos com idades a partir de oito anos. Além da Banda Sinfônica da Escola da OSPA, regida por Wilthon Matos, a Escola conta com outros grupos orquestrais, como a OSPA Jovem, regida por Arthur Barbosa, e o Coro Jovem, regido por Cosmas Grieneisen. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.

Escola de Música da OSPA – Série Recitais na Biblioteca 

Quando: 21 de outubro, quinta-feira, às 19h.

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1.190, Centro, Porto Alegre).

Entrada franca. Informações para o público: (51) 3224-5045.

Acompanhe a Fundação OSPA pelas redes sociais:

facebook.com/escoladaospa

facebook.com/ospabr

instagram.com/ospabr

twitter.com/ospabr

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre