Acordeonista Fernando Ávila se junta a quinteto de cordas da OSPA para recital gratuito (4/9)

Um símbolo da música regionalista gaúcha, o acordeon tem se aproximado da música de câmara pelas mãos de Fernando Ávila. O jovem compositor lançou em 2017 ‘‘A Lua de Santiago’’, disco cujas faixas estarão presentes no próximo recital da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A apresentação tem entrada franca e ocorre no dia 4 de setembro, domingo, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. O repertório, arranjado para acordeon e quinteto de cordas, conta com a execução do próprio compositor e dos músicos da OSPA Ariel Polycarpo (violino), Geovane Marquetti (violino), João Senna (viola), Murilo Alves (violoncelo) e Rafael Figueredo (contrabaixo).

O acordeonista, natural de São Leopoldo, integra a programação da OSPA pela primeira vez, resultado de um trabalho intenso dedicado ao instrumento. O reconhecimento no Estado veio em 2019 após ser indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação do Ano pelo disco ‘A Lua de Santiago’’. Mas não parou por aí: sua música ganhou respaldo internacional em 2021 após seu ‘‘Tango Pour Carla’’ ser executado no Trophée Mondial de L’Accordéon, um dos mais bem conceituados concursos de acordeon do mundo.

‘‘É minha primeira vez na programação da OSPA e estou muito feliz. As músicas que serão tocadas são todas para acordeon e quinteto de cordas. Desta forma, o repertório tem bastante coesão e possui uma relação com um poema, que será recitado por mim, já que ‘A Lua de Santiago’ serviu de inspiração para o trabalho.’’ A poesia à qual o compositor se refere é de Róger Wiest, músico, amigo do compositor e autor do texto que dá nome ao álbum. Na apresentação, os versos, que atentam para a questão do olhar infantil sobre a vida e a sua percepção, serão recitados pelo próprio acordeonista.

O disco de Fernando Ávila, além de explorar as possibilidades do acordeon, rompe fronteiras culturais e geográficas. Transita pelo tango portenho, assim como pela milonga do Rio Grande do Sul. Também atravessa o litoral carioca até chegar ao nordeste brasileiro. Esse material eclético ganha evidência no nome das 12 faixas que compõem o álbum. Dez delas, arranjadas por Felipe Kirst Adami, estarão presentes no recital deste domingo: ‘‘Tango bolero’’, ‘‘Cynthia’’, ‘‘Aurora’’, ‘‘Cheio de bossa’’, ‘‘Poente’’, Baião em lá’’, ‘‘Le petit chat Boris’’, ‘‘Aragana’’, ‘‘Simplifiquei-te, baiãozinho!’’ e ‘‘Luna’’.

Sobre Fernando Ávila e o disco ‘‘A Lua de Santiago’’

‘‘A Lua de Santiago’’ é o título do álbum instrumental lançado em 2017 pelo acordeonista e compositor Fernando Ávila, músico formado em Música Popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estudante de licenciatura plena e especialização em Música na Universidade Federal de Santa Maria. Segmentado em 12 faixas, o disco alia diversos estilos musicais latino-americanos, como o tango portenho, o chamamé, a bossa nova e o baião, explorando à exaustão as capacidades técnicas do acordeon.  O CD nutre inspiração dos versos de um poema de Róger Wiest.

Série Música de Câmara 2022

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 11ª edição na Temporada 2022.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara

Quando: domingo, 4 de setembro de 2022, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida.
Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Ávila, Fernando | Tango bolero
Marocco, Frank | Cynthia
Ávila, Fernando | Aurora
Ávila, Fernando e Martini, Felipe | Cheio de bossa
Ávila, Fernando e Martini, Felipe | Poente
Ávila, Fernando e Martini, Felipe | Baião em lá
Ávila, Fernando | Le petit chat Boris
Ávila, Fernando | Aragana
Ávila, Fernando | Simplifiquei-te, baiãozinho!
Ávila, Fernando | Luna
Arranjos de Felipe Kirst Adami