Ingressos estão disponíveis para apresentação com orquestra, 70 vozes de coros infantis e jovens, e narração de Simone Rasslan.
No dia 11 de outubro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) — fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) – aventura-se por um dos espetáculos mais amados pelo público infantil: Os Saltimbancos. E as protagonistas da montagem são justamente elas: as crianças. Quatro jovens solistas interpretam os papeis principais ao lado de um coro infantil formado por mais de 70 vozes de alunos da Escola de Música da OSPA e do Colégio Anchieta. A regência é do maestro Manfredo Schmiedt e a direção cênica, de Carol Braga. Devido à grande procura por ingressos, que esgotaram após o anúncio de uma sessão às 17h, a montagem ganhará uma sessão extra no mesmo dia, 11 de outubro, às 14h30. Os ingressos já podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.
Junto de Os Saltimbancos, a OSPA interpreta na mesma sessão uma obra sinfônica considerada um clássico do repertório infantil: Tubby the Tuba, de George Kleinsinger (1914–1982). A instrumentista, compositora e educadora musical Simone Rasslan, estrela do espetáculo A Sbørnia Kontratacka ao lado de Hique Gomez, foi convidada a narrar a história, que acompanha uma tuba que sonha em tocar melodias, mas é menosprezada pelos outros instrumentos da orquestra. Os solos da peça ficam a cargo de Wilthon Matos, tuba solista da OSPA e maestro da Orquestra de Sopros da Escola de Música da OSPA. “A peça encanta crianças e adultos, promovendo valores como autoestima, aceitação e superação. Mais que uma introdução lúdica aos instrumentos da orquestra, desperta o interesse musical nas novas gerações”, destaca o músico, frisando que esta será a primeira execução de Tubby the Tuba no sul do país.
Entre as duas sessões de Os Saltimbancos, Simone Rasslan participa do projeto Notas de Concerto, um encontro que convida o público a desvendar curiosidades sobre as obras do repertório e seus autores. A conversa ocorre na Sala de Recitais da Casa da OSPA, às 16h, e o acesso está incluído no ingresso para a apresentação. A palestra e a sessão das 17h do concerto contam com transmissão online pelo canal da OSPA no Youtube.
Sobre “Os Saltimbancos”
Os Saltimbancos é uma peça musical infantil que narra as aventuras de quatro bichos: um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata. No palco da Casa da OSPA, o quarteto será interpretado por quatro cantores dos coros infantojunil, jovem e adulto da OSPA: Daniel Schilling, Maitê Ely, João Boff e Pablo Pinho. Sentindo-se explorados por seus donos, os animais resolvem fugir e formar um grupo musical. Ao longo do caminho, eles descobrem a importância da união e da luta por liberdade. A diretora cênica do espetáculo da OSPA, Carol Braga, pontua que a peça carrega mensagens profundas, que também tocam o público adulto: “A metáfora dos animais que se libertam dos patrões opressores é uma crítica social marcante, refletindo questões de exploração, desigualdade e resistência, muito presentes no contexto político do Brasil durante a ditadura militar, época em que Chico Buarque escreveu a peça”.
A obra se tornou especialmente famosa no Brasil quando ganhou uma adaptação de Chico Buarque em 1977. A peça original, do italiano I Musicanti, têm letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, que, por sua vez, inspiraram-se no conto Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm. No palco da OSPA, serão executadas versões sinfônicas de todas as canções do disco de Chico Buarque, como os sucessos A História de uma Gata, Bicharia, O Jumento, Um Dia de Cão e A Galinha. O arranjo coral é de Renato Filippini, com adaptação de Cristiane Ferronato, e o arranjo orquestral é de Geremias Freitas.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Os Saltimbancos
SÁBADO, 11 DE OUTUBRO DE 2025
Sessão extra: às 14h30. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Simone Rasslan.
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h.
Estacionamento: gratuito, no local.
*Classificação indicativa: livre.
Duração: 70 minutos.
Transmissão ao vivo: às 16h (Notas de Concerto) e às 17h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.
*Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças com até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam. Recomenda-se a compra de lugares próximos às saídas.
Programa:
George Kleinsinger | Tubby the Tuba
Sergio Bardotti/Luis Enríquez/ Chico Buarque | Os Saltimbancos
Arranjo coral: Renato Filippini com adaptação de Cristiane Ferronato
Arranjo orquestral: Geremias Freitas
Bicharia
O jumento
Um dia de cão
A galinha
História de uma gata
A cidade ideal
Minha Canção
A pousada do bom Barão
A batalha
Todos juntos
Esconde-esconde
Todos juntos (reprise)
Bicharia (reprise)
Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Solista (tuba): Wilthon Matos
Solistas (canto): Daniel Schilling, Maitê Ely, João Boff e Pablo Pinho
Narração: Simone Rasslan
Participação especial: Coros Infantojuvenil e Jovem da Escola da OSPA e Show Musical Anchieta
Regente dos Coros Infantojuvenil e Jovem: Cosmas Grieneisen
Regente do Show Musical Anchieta: Rafael Bueno
Direção cênica: Carol Braga
Regente: Manfredo Schmiedt
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina.
Apoio da Temporada Artística: Unimed, Imobi e Intercity. Promoção: Clube do Assinante.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.