Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Gabriel Moraes

Gabriel Moraes nasceu em Curitiba e iniciou seus estudos musicais de forma autodidata, dedicando-se à guitarra e à bateria. Aos 15 anos, teve seu primeiro contato com a música e a percussão clássicas, passando a estudar com o professor Marco Antônio Goulart.

Ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde participou de grupos sinfônicos e operísticos. Posteriormente, formou-se em Música/Percussão pelo Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, onde integrou o renomado Grupo PIAP, voltado à música contemporânea.

Durante a graduação, estudou com Carlos Stasi e Eduardo Gianesella, além de ter aulas com o especialista em tímpanos Rodrigo Foti. Atuou por dois anos na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e outros dois na Orquestra Experimental de Repertório.

Gabriel se apresentou em importantes palcos brasileiros, como a Capela Santa Maria e o Teatro Guaíra (Curitiba), a Sala São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo e o SESC Avenida Paulista (São Paulo), além de realizar gravações com a Orquestra do Festival de Campos do Jordão.

Desde o início da Temporada 2022, integra o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), com a qual participou de turnês, gravações e estreias de obras. Em Porto Alegre, também realizou apresentações no Theatro São Pedro, Tribunal de Justiça, ULBRA, Auditório Araújo Vianna e Parque Farroupilha, além de lecionar para jovens músicos na Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre